3ª Reunião Anual de Avaliação do I-Litpeg apresenta balanço de ações de pesquisa e tecnologia

O evento será realizado nesta sexta-feira (15), das 13h às 17h, no I-Litpeg

Nesta sexta-feira (15), das 13h às 17h, será realizada a 3ª Reunião Anual de Avaliação do I-Litpeg (Realit 2023). O evento pretende apresentar um balanço de ações de pesquisa e tecnologia. Dessa forma, ocorrerá no auditório secundário e no hall do 1º andar do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE.

A reunião tem o intuito de apresentar os resultados científicos, tecnológicos, de inovação, extensão, formação de recursos humanos e dados da gestão, todos provenientes do trabalho desenvolvido pelos laboratórios integrados ao I-Litpeg.

Este ano, a Reunião Anual de Avaliação também contará com o 1º Seminário Integrador do I-Litpeg. O seminário pretende promover a interação entre os diversos laboratórios que compõem o instituto e fomentar a colaboração interdisciplinar. Logo, busca destacar as contribuições científicas e tecnológicas no campo do petróleo, energia e meio ambiente.

A programação do evento inclui apresentações de trabalhos produzidos pelos alunos de graduação e pós-graduação, tanto no formato oral quanto em pôster. Além disso, na ocasião haverá as apresentações dos finalistas do Prêmio I-Litpeg 2023 e a divulgação do vencedor do prêmio, na sua terceira edição. Todo o processo de seleção da premiação é coordenado pelo Conselho Científico do instituto.

Os finalistas são Artur Castiel Reis de Souza e Letícia Agra Mendes Ramalho, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE); e Rhodivam Lucas Mendes Feitosa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais (PGMTR) da Universidade.

O trabalho de Artur Souza “Conservative Multiscale Strategies for Multiphase Flow on Highly Heterogeneous Petroleum Reservoirs using Fully Unstructured Grids” teve como orientador o professor Paulo Roberto Maciel Lyra (Padmec-LCCV-Siger). Já a produção de Letícia Ramalho “Técnicas de inteligência artificial para caracterização das conectividades entre poços em reservatórios de petróleo” teve como orientador o professor Bernardo Horowitz (Padmec-LCCV-Siger). Enquanto isso, o trabalho de Rhodivam Feitosa “Filmes Poliméricos Termorresponsivos com Propriedade Antimicrobiana” foi orientado pela professora Carolina Lipparelli Morelli (LPQ).

A escolha do trabalho vencedor é realizada pela Comissão Julgadora formada pelos professores Aline Ramos Barboza (Ufal), Antônio Fernando Queiroz (UFBA) e Alfredo Arnóbio de Souza da Gama (UFPE).

13h: Abertura da Realit 2023
13h10: Abertura do 1º Seminário Integrador e Apresentação Oral
14h20: Apresentação de Pôster
15h: Apresentação do Relatório de Avaliação do I-Litpeg 2023, com a participação da professora Yêda Almeida, diretora do instituto