Asset Publisher Asset Publisher

Back

UFPE sedia VI Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia

O Encontro será realizado na próxima semana, de 27 a 30 de novembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). As inscrições podem ser efetuadas, exclusivamente, através de formulário eletrônico

 

De 27 a 30 de novembro, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP), do Departamento de Ciências Geográficas - DCG/UFPE e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO), vai sediar o VI Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia - EREPEG, realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). 

Com a proposta de tema “Geografias que ensinam, sentidos e aproximações”, a edição 2023 foi idealizada a partir da iniciativa de fomentar o ensino da geografia com propostas de ampliação do conhecimento, atualização, capacitação e inserção de alunos em diversos contextos escolares e não-escolares, indo ao encontro dos limites e desafios vigentes e conjunturais na área. 

Nesse cenário, o EREPEG busca contribuir com avanços na pesquisa na área, trazer para o centro do debate questões centrais que entrelaçam a educação geográfica numa perspectiva contemporânea, a cultura escolar nas dimensões formativas e propositivas e os aspectos ligados à inovação de práticas com fins de um saber-fazer crítico e multirreferencializado. 

Ao longo dos quatro dias de programação presencial, haverá minicursos, oficinas, grupos de trabalho, mesas redondas e premiação de trabalhos, com entrega de certificado para os participantes. Serão tratados temas voltados para o ensino de Geografia como “Olhares: lugar de (re)existência”; “Diálogos: pensamento geográfico”; “Retratos: temas que atravessam o ensino de Geografia”; além de grupos de trabalho com ênfase no currículo e formação docente em Geografia; as práticas de ensino de Geografia e os temas contemporâneos transversais; tecnologias e práticas imersivas no ensino de Geografia; movimentos sociais e ensino de Geografia; e Geografia Escolar.

O evento traz palestrantes de outras instituições de ensino do Brasil como UFRR, UFG, USP, UNIJUÍ, UFPB, UERN e UFRGS, além de professores e estudantes da UFPE. Na ocasião, a Comissão Organizadora do EREPEG Nordeste, através do Prêmio Aldemir Dantas Barboza: Sujeitos que marcam pela sua criatividade, irá realizar uma homenagem póstuma à professora de Geografia, Aldemir Dantas Barboza, pelos seus mais de 30 anos de trabalho e dedicação ao Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, a qual veio a falecer em julho de 2013.

Nas palavras do professor Francisco Kennedy, responsável pela coordenação geral do VI EREPEG, “o ensino de Geografia ocupa um lugar estratégico na formação cidadã e atravessa de forma particular os diversos temas que entrelaçam a sociedade. Pensar o professor e a professora de Geografia neste cenário, nos remete a desafios, sentidos e significados para prática docente. Neste lugar, encontra-se o EREPEG enquanto construção coletiva e plural que elege o ensino de Geografia e suas práticas em um campo epistemológico constituído de saberes e fazeres críticos que exige um profissional qualificado para mediá-lo na busca de aprendizagens significativas”.

O Encontro que é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores de Geografia da Educação Básica e de Ensino Superior, pesquisadores da área de ensino de Geografia e demais profissionais, está com as inscrições abertas, exclusivamente, para participação no evento sem o envio e apresentação de trabalhos, devendo ser efetuadas através de formulário eletrônico (Google Forms)

Os participantes podem verificar a programação completa com os horários, temas e o mini currículo dos palestrantes pelo website do EREPEG.  

EREPEG
O Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia - EREPEG é um evento da região Nordeste que acontece de dois em dois anos, mas no ano de 2022 não foi possível a realização devido à pandemia de COVID-19, inclusive a edição de 2020 foi totalmente remota atendendo aos protocolos de distanciamento social. A próxima edição do EREPEG está prevista para o ano de 2025, onde a indicação da cidade que irá receber o Encontro ocorrerá no dia 30 de novembro durante a Assembleia do VII EREPEG, composta pelos representantes da atual edição e por professores que desejam realizar o evento em sua Universidade. Entre as cidades que já receberam o EREPEG estão João Pessoa-PB (2012), Teresina-PI (2014), Campina Grande-PB (2016), Crato-CE (2018) e Maceió-AL (2020).

LEGEP
O Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um espaço de trabalho (sala de aula multiuso) que oferece condições de realização de atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação (aulas de metodologia, estágio supervisionado e prática curricular) que demandem condições diferenciadas de uma sala de aula comum. Constitui-se também um espaço para criação, elaboração, desenvolvimento e apresentação (experiência) de metodologias e recursos didáticos para o ensino de Geografia na Educação Básica. 

 

Mais informações
Coordenação VI EREPEG: vierepeg@gmail.com 
Instagram do LEGEP: https://www.instagram.com/legep.ufpe/