News News

Back

Exposição apresenta capas e discos das décadas de 1950 a 1980 na Biblioteca Central

Mostra apresenta 70 capas de discos que compõem o acervo fonográfico do Memorial Denis Bernardes

A exposição “Música para os olhos: informação e arte nos discos da Rozenblit” está em cartaz no hall da Biblioteca Central (BC) da UFPE, no Campus Recife. A mostra apresenta 70 capas de discos das décadas de 1950 a 1980, um material que representa os 16 mil LPs que compõem o acervo fonográfico do Memorial Denis Bernardes (MDB). A Fábrica de Discos Rozenblit foi uma indústria de LPs (discos de vinil) brasileira, localizada no bairro de Afogados, em Recife. Entre a década de 1950 e meados dos anos de 1960, foi considerada a maior produtora de discos em vinil no país, respondendo por 22% do mercado nacional e 50% do regional.

Fotos: Divulgação

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h 

Entre os destaques da exposição estão três capas com os respectivos discos, da década de 1950, com o selo Mocambo, marca da Rozenblit, discográfica local utilizada como mote para a exposição do acervo de discos da antiga Rádio Universitária. A exposição foi iniciada este mês e fica em cartaz até o final de agosto, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.  

A coordenação da mostra é do bibliotecário Alexandre Valdevino. O responsável pela curadoria e pela execução do material expositivo é o professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI) do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE Maurício Carvalho, que também é coordenador científico do MDB. 

“O Memorial Denis Bernardes tem como uma de suas missões divulgar os acervos e desenvolver um trabalho educativo através de exposições. Desta vez, utilizamos o acervo da antiga Rádio Universitária para dele extrair todos os discos da gravadora Rozenblit e mostrar como esta indústria discográfica foi importante para a divulgação da cultura pernambucana”, explica o professor Maurício Carvalho. 

O Memorial Denis Bernardes foi criado em 2013. Ligado ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE, o memorial é responsável pela guarda das coleções e dos elementos memoriais da Universidade, funcionando também como centro de treinamento e apoio pedagógico ao DCI e a outros cursos ligados à área da informação, conservação e história. 

 

 

Date of last modification: 19/06/2018, 17:45