IV Feira de Leitura será realizada nos dias 20 e 21 de setembro

A IV Feira de Leitura acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no Campus Recife da UFPE. O evento será gratuito e aberto ao público. O tema desta edição será “Territórios Interculturais da Leitura – #Nenhum direito a menos”. A promoção é do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel)/Centro de Educação (CE)/UFPE, da Releitura (Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife) e da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Recife).

A feira tem como objetivos dinamizar e aproximar a literatura dos estudantes universitários, professores, técnicos e sociedade de um modo geral, valorizando o texto literário como principal ferramenta de incentivo à leitura literária. Neste sentido, o evento vai além da relação comercial com livros, enfocando as experiências literárias que valorizem bibliotecas e a relação dos sujeitos com a palavra escrita e falada.

Nesta IV edição, a feira traz reflexões sobre a relação Recife-Nantes (cidades do Brasil e da França, respectivamente), destacando o intercâmbio sobre práticas de mediação de leitura, os percursos na formação de leitores e a sustentabilidade das experiências de incentivo à leitura. Exemplo disso é o desenvolvimento de um programa de cooperação entre a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e a Bibliothéque de Rue de Nantes.

A programação inclui palestras, mesas temáticas, rodas de diálogos, relato de experiências, conversa com escritores, oficinas, minicursos, exposições, recital poético, atividades culturais e comercialização de livros. Haverá inscrições apenas para os minicursos, conforme indicações divulgadas na página do evento no Facebook. As ações da feira serão realizadas no Centro de Educação (CE), no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Colégio de Aplicação (CAp), no Niate CCSA-CFCH e em parte do estacionamento na frente do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A coordenação executiva da IV Feira de Leitura é da professora Maria Helena Santos Dubeux (membro do Ceel/CE/UFPE) e de Reginaldo Marques Pereira (coordenador da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares). O evento conta com apoio do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE, Biblioteca do Centro de Educação, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Consulado da França no Recife, Instituto Francês, Aliança Francesa, Cia Palavras Andarilhas, A Voz da Praça e Bureau de Design.

feiradeleituraceufpe@gmail.com

Data da última modificação: 13/09/2017, 17:49