Notícias Notícias

Voltar

Biblioteca Central completa 45 anos de atividade, na próxima segunda-feira(01)

O novo prédio da BC foi inaugurado em 01 de abril de 1974. Para comemorar a data, o SIB está montando uma programação especial a ser realizada de 22 a 26 de abril.

A história é bem interessante, desde a participação de projeto que envolveu o bibliotecário Edson Nery da Fonseca até mesmo a reestruturação de conceitos atuais. 

Tudo começou em 1953, quando foi instituída na Universidade do Recife a Biblioteca Central (BC), um dos mais importantes órgãos da UFPE, responsável pela disseminação, guarda e acesso do conhecimento. 

Para direcionar seu trabalho, foi criando, em 1969, um planejamento estrutural compreendendo o estabelecimento de linhas gerais que formataria a própria BC, tendo em vista a centralização das coleções dos Institutos Básicos, sendo mantidas bibliotecas setoriais nas unidades de Ensino Profissional e de alguns órgãos suplementares. 

Por fim, na década de 70, foi elaborado o programa para construção do edifício da Biblioteca Central no Campus Universitário através do Convênio MEC /BID /UFPE e em 01 de abril de 1974 foi inaugurada a Biblioteca Central. A partir daí a sua representatividade ficou evocada para o mundo da cultura e do saber. 

Àqueles que passaram pela Direção da BC, nossos agradecimentos pelo trabalho, dedicação e fortalecimento da nossa estrutura.

Aos usuários, clientes do dia-a-dia, a nossa gratidão por serem o motivo de nosso fôlego de atuação. Aos servidores, um reconhecimento pelo comprometimento com a manutenção e prestação de um grande trabalho e aos Reitores, Vice-Reitores e autoridades em geral, o agradecimento pelo apoio e atuação.

Para comemorar esses 45 anos, o SIB está programando evento Jubilieu de Safira, no período de 22 a 26 de abril de 2019. A programação contará com exposição, palestras, filmes, mesa redonda, documentário, inauguração do laboratório de acessibilidade, lançamento do Laboratório de Dados Abertos - Aladim, Repositório e selo 45 anos BC/SIB.

Parabéns BC, parabéns Sistema Integrado de Bibliotecas, Parabéns UFPE.