Notícias Notícias

Voltar

Propesq faz chamada a pesquisadores para ações urgentes de combate à Covid-19

O objetivo é encontrar parceiros para doação em diversas áreas dos setores público e privado.

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da UFPE convida pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a apresentarem propostas de ação imediata para combater a pandemia do coronavírus. A pró-reitoria tem promovido encontros virtuais com representantes de programas de pós-graduação a fim de atender às solicitações de órgãos públicos e setores privados para apresentar soluções ao problema. Os interessados em participar da iniciativa devem enviar os planos de trabalho para o e-mail do proreitor.propesq@ufpe.br com a máxima urgência devido à necessidade de ação imediata.

Os proponentes devem elaborar os projetos em documentos de, no máximo, quatro páginas e informar como o programa de pós-graduação pode contribuir no combate à Covid-19. Também devem incluir descrição do perfil dos docentes e pesquisadores envolvidos nas ações e suas expertises. Docentes e pesquisadores que não estejam cadastrados em programas de pós-graduação podem ser incluídos nesse caso. A Propesq sugere que os planos apresentados sejam interdisciplinares e envolvam o máximo de áreas do conhecimento. Alguns planos vão ser realizados por meio de projetos de pesquisa. Portanto, eventualmente, será necessário submeter à apreciação do Comitê de Ética.

A linguagem utilizada na elaboração dos planos de atividades deve ser direta e de fácil entendimento. O objetivo é encontrar parceiros para doação em diversas áreas dos setores público e privado. As doações estão sendo realizadas à Fade, que ficará responsável pelo repasse do recurso.

O orçamento deve ser discriminado e a atividade proposta deve estar associada ao respectivo recurso necessário à sua execução. A demanda por bolsas de pós-doutorado pode ser incluída no orçamento nos moldes da Bolsa de Fixação de Pesquisador da Facepe. As propostas podem incluir solicitação de serviços de terceiros (pessoa física).


Mais informações
Gabinete da Propesq
proreitor.propesq@ufpe.br


 

Data da última modificação: 30/03/2020, 18:02