Lançados dois Editais de Promoção e Apoio à Internacionalização da UFPE

Objetivo é fortalecer os programas de pós-graduação e a pesquisa no contexto internacional

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), lançou hoje (5) dois Editais de Promoção e Apoio à Internacionalização da UFPE. A cerimônia foi realizada, nesta manhã, no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife. Os editais buscam estimular e ampliar a formação do conhecimento científico, além de fortalecer os programas de pós-graduação (PPGs) e a pesquisa no contexto internacional.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFPE, professor Madson Góis Diniz, iniciativas articuladas entre setores têm sido priorizadas pela gestão, “porque consolidam a ação, conferem visibilidade institucional a ela e consolidam ações do PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] da Universidade”. Ele participou da solenidade de lançamento junto com os pró-reitores Carol Leandro (Propg) e Pedro Carelli (Propesqi), além de coordenadores de PPGs. Os dois editais estão disponíveis no site da DRI.

O Edital de Apoio para Eventos Internacionais no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) – Edital DRI-GR-Propg-Propesqi nº 01/2022 – destina-se ao custeio parcial de despesas para realização de eventos internacionais nos dois campi na UFPE no interior, possibilitando a participação de professores/pesquisadores estrangeiros. Trata-se do primeiro edital desta natureza lançado pela Universidade com foco no CAV e no CAA. Ele está inserido no Programa Institucional de Apoio à Interiorização da Pesquisa na UFPE.

Poderão ser financiados eventos internacionais, cursos, workshops, seminários e colóquios sediados no CAV ou CAA, realizados presencialmente no período de julho a dezembro deste ano. Serão contempladas dez propostas, sendo sete destinadas ao CAA e três destinadas ao CAV. Cada proposta será beneficiada com o valor de R$ 14 mil (recursos orçamentários da DRI – POA 2022).

As propostas devem ser submetidas por núcleos e/ou programas de pós-graduação (acadêmicos ou profissionais), tendo um docente na função de coordenador do evento. As propostas devem ser formalizadas até o dia 17 deste mês, e o resultado final será divulgado no dia 23 deste mês.

Já o Edital de Apoio ao Discente de Pós-Graduação para Missão Internacional – Edital DRI-GR-Propg-Propesqi nº 02/2022 – visa ao pagamento de auxílio financeiro ao discente no âmbito dos PPGs da UFPE para custeio parcial de despesas de missão internacional, como evento, curso, seminário, colóquio, jornada, pesquisa in situ, entrevistas, coleta de dados e materiais in loco, visita a centro de investigação, levantamento técnico-metodológico ou qualquer outra atividade relativa a projeto de pesquisa com sede no exterior. O edital é o segundo deste tipo lançado pela Universidade, mas, pela primeira vez, oferta vagas para o Campus Recife. A ação integra o Programa de Internacionalização do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFPE.

Serão oferecidas 30 vagas, sendo 18 para o Campus Recife, três para o CAV e nove para o CAA. Cada beneficiado receberá auxílio financeiro no valor de R$ 15 mil (recursos orçamentários da DRI – POA 2022). Podem concorrer ao edital discentes de mestrado e doutorado acadêmicos regularmente matriculados em PPGs stricto sensu da UFPE. Serão elegíveis missões internacionais exclusivamente programadas de agosto deste ano a março de 2023.

A inscrição da proposta deve ser formalizada junto à coordenação do PPG, até o dia 31 deste mês. O resultado final está previsto para 30 de junho.

secci@ufpe.br

Data da última modificação: 06/05/2022, 15:31