UFPE promove Conic Virtual entre os dias 18 e 21

O congresso apresenta uma fração representativa das pesquisas finalizadas nas edições 2018-2019 do Pibic, Pibiti e Pibic-EM

O Congresso de Iniciação Científica Virtual da UFPE (Conic Virtual), que reúne resultados de trabalhos de iniciação científica e tecnológica de estudantes de graduação e de ensino médio orientados por professores da UFPE, acontece entre os dias 18 e 21 deste mês, na plataforma Google Meet. O Conic Virtual é uma edição reduzida do congresso que ocorreria na Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec) em março deste ano. A Sepec foi suspensa devido à pandemia da Covid-19 – e consequente proibição de eventos no estado – e à interrupção de atividades presenciais não essenciais na UFPE.

O congresso apresenta uma fração representativa dos estudantes que finalizaram suas pesquisas vinculadas às edições 2018-2019  dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico -e Inovação da UFPE (Pibiti) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (Pibic-EM).

A seleção dos estudantes que apresentam no Conic Virtual teve como base os seguintes critérios: o estudante deve ser, preferencialmente, formado em 2019 ou formando em 2020; anuência do estudante para participar do evento virtual (resultado da pesquisa feita via Google Form); e proporção de apresentações baseada na relação de projetos aprovados por área da pesquisa.

São quase 100 sessões orais na programação no congresso virtual, que traz trabalhos nas áreas de Saúde, Exatas, Biológicas, Agrárias, Humanas, Linguística, Letras e Artes, Sociais Aplicadas e Engenharias, todos apresentados em sessões orais em salas virtuais na plataforma Google Meet.

Confira a programação e lista de trabalhos que serão apresentados aqui.

18 de maio

10h às 12h - Abertura on-line do evento, com participação de estudantes, orientadores e convidados

14h às 16h - Reunião com comitês avaliadores interno e externo

19 de maio

9h às 11h - Apresentações virtuais Pibic (Salas 1 – 4)

Áreas: Saúde e Biológicas

20 de maio

9h às 11h - Apresentações virtuais Pibic e Pibic-Ensino Médio (Salas 1 –4)

Áreas: Biológicas, Engenharias, Exatas e Agrárias

21 de maio

Apresentações virtuais Pibic e Pibiti (Salas 1 –5)

Pibic Áreas: Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes

Pibiti Áreas:  Saúde, Biológicas e Exatas

A apresentação das pesquisas realizadas na universidade é requisito necessário ao encerramento da avaliação institucional dos programas de iniciação científica e tecnológica e à finalização do relatório enviado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão que financia as 630 bolsas dos programas na UFPE.

Setor de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica
Site de Iniciação Científica
pibic.propesq@ufpe.br
Whatsapp (apenas mensagens de texto e áudio)