CNPq seleciona pesquisadores em editais de bolsas de produtividade

As bolsas são destinadas aos pesquisadores que se destacam entre seus pares segundo critérios específicos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE informa que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou três chamadas públicas voltadas para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), bolsas de Produtividade Sênior (PQ-SR), e de bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT).

A Chamada CNPq Nº 03/2021 – Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) tem por objetivo valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação científica dos resultados de seus trabalhos. Para essa seleção, é necessária a atuação nas seguintes áreas tecnológicas: Tecnologias Médicas e da Saúde, Tecnologias Agrárias; Biotecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias Sociais e Educacionais, Tecnologias Digitais, Tecnologias de Materiais, Tecnologias de Produção Industrial e de Serviços e Energia. O prazo de submissão das propostas para bolsa DT vai até o dia 31 de julho.

A Chamada CNPq Nº 04/2021 Bolsas de Produtividade em Pesquisa  (PQ) tem o objetivo de apoiar pesquisadores altamente produtivos a executarem projetos de pesquisa em temas considerados de alta relevância e impacto científico ou tecnológico, em todas as áreas do conhecimento. O prazo para submissão das propostas para bolsa PQ vai até o dia 16 de agosto.

A Chamada CNPq Nº 05/2021 Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-SR) visa reconhecer e valorizar pesquisador experiente que se destaque entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação por pelo menos 15 anos, apresentando produção científica e/ou tecnológica de relevância. O prazo para submissão das propostas para bolsa PQ-SR vai até o dia 16 de agosto.

A seleção das propostas adota critérios gerais como mérito científico do projeto; relevância, originalidade e repercussão da produção científica do candidato; formação de recursos humanos em nível de pós-graduação; contribuição científica, tecnológica e de inovação, incluindo patentes; coordenação ou participação em projetos e/ou redes de pesquisa; inserção internacional do proponente; participação como editor científico; participação em atividades de gestão científica e acadêmica, e outros, a depender da especificidade de cada área de conhecimento.

Os editais das chamadas, assim como outras informações estão disponíveis na Página de Chamadas Públicas do website do CNPq

O programa de bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq é altamente concorrido e contempla um grupo seleto de pesquisadores que se destacam entre seus pares pela sua produção científica, tecnológica ou de inovação. A Propesqi apoia através de edital específico os pesquisadores da UFPE que tem suas propostas aprovadas no mérito pelo programa, mas que não foram contempladas com recursos pelo CNPq.

atendimento@cnpq.br

Data da última modificação: 28/06/2021, 11:32