Navegação Navegação

Departamento de Geologia da UFPE renova licença acadêmica de ferramenta digital Move

Ferramenta é utilizada no treinamento de estudantes de graduação e em pesquisas na pós-graduação

O Laboratório de Modelagem de Bacias (ModLab), ligado ao Departamento de Geologia e ao Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da Universidade Federal de Pernambuco, e a Petroleum Experts (Petex) renovaram por mais um ano dez licenças acadêmicas de uso da suíte Move. A ferramenta é utilizada no treinamento para o mercado de trabalho de estudantes das graduações em Geologia e Engenharia de Minas da UFPE, bem como no desenvolvimento de pesquisas de ponta no Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade.

O kit Move é utilizado por empresas petrolíferas de todo o mundo e tem valor comercial de aproximadamente 2,5 milhões de libras esterlinas. Ele é composto por dez produtos, voltados para a análise e modelagem estrutural de reservatórios de petróleo, proporcionando redução de riscos e incertezas em modelos geológicos.

“O diferencial desse software é que ele faz uma modelagem estrutural tanto de dados de campo como de geofísica”, avalia o professor Tiago Miranda, do Departamento de Geologia da UFPE. “Ele é extremamente utilizado na indústria de energia, tanto na de petróleo como na de geologia econômica e, mais atualmente, na de energia geotermal”, completa. O ModLab e a Petex possuem cooperação institucional desde 2019.

Data da última modificação: 23/02/2023, 12:00