Universidade Federal de Pernambuco assina convênio para criação do Núcleo de Extensão e Cultura do Moxotó, Ipanema e Pajeú

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), realizou no último sábado (11) a assinatura do convênio do Núcleo de Extensão e Cultura do Moxotó, Ipanema e Pajeú. Estiveram presentes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, o pró-reitor da Proexc, Oussama Naouar, o prefeito de Sertânia,  ngelo Ferreira, e demais pró-reitores da universidade.

Termo foi assinado em Sertânia, no Sertão do estado. (Foto: Reprodução)

O Núcleo de Extensão e Cultura do Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú é um programa de extensão institucional da Proexc que tem em seu escopo a integração de projetos de pós-graduação, extensão e inovação. Ele atende uma meta institucional de expansão da universidade para o interior. Consiste ainda na formação de professores, implementação de laboratório em 3D, curso de formação de gestores e diálogo com as cidades vizinhas.

Marca do programa produzida pelo Bureau de Design da Proexc

Este projeto  inicial é composto de 4 sub-projetos. O primeiro representa a implantação do Espaço Maker, com processos de fabricação por impressão 3D, cortadora laser e uso de computadores que contribuem na formação de estudantes de ensino fundamental e médio. O segundo é um Programa de Cursos de Extensão, voltado sobretudo para a qualificação profissional de jovens e adultos em temas diversos e transversais em cultura, tecnologia, ciência e sustentabilidade ambiental.

Integrantes da UFPE e participantes da assinatura do convênio. (Foto: Reprodução)

O terceiro é o Programa de Educação Continuada (PEC) para Gestores e Professores de Escolas Municipais, voltadas à realização de cursos para professores e gestores, passando por temáticas priorizadas em colaboração com o público-alvo. O quarto e último subprojeto é o de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Governança Municipal, que compreende um diálogo com a prefeitura para que, colaborativamente, possa ser definido os cursos de extensão e ajustes, se necessários, na formatação dos cursos de gestão e de pós-graduação, de forma a atender as necessidades locais.

Reitor da UFPE assina termo do convênio (Foto: Reprodução)

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, destaca a importância da implantação: “A escolha da região do Moxotó, Ipanema e Pajeú foi feita a partir da análise de que essa localidade precisava implantar esse tipo de atividade. É a região com o IDH mais baixo do estado de Pernambuco em contrapartida a região conjuga vários fatores naturais, geográficos e humanos para a implantação de atividades da UFPE, além de apresentar uma cultura muito forte do Sertão. É uma alegria poder implantar esse núcleo lá”.

Data da última modificação: 13/09/2021, 11:45