UFPE lança edital para registro das Ligas Acadêmicas em 2023

Para terem seu funcionamento reconhecido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as Ligas Acadêmicas (LA) se cadastrar no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). Informações sobre o processo de inscrição e sobre a análise do plano de atividades pela comissão seletiva são detalhadas no Edital 02.23 – Ligas Acadêmicas. As propostas devem estar registradas até o dia 30 de dezembro de 2023 (data final de vigência do documento).

As Ligas Acadêmicas (LA) são criadas e organizadas pelos discentes, sob coordenação de docentes do quadro permanente da Universidade, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Elas são entidades sem fins lucrativos, com atividades direcionadas prioritariamente para áreas de grande pertinência social. É vedada qualquer forma de ligação político-partidária e todos os integrantes devem atuar de maneira espontânea e voluntária.

Cada LA precisa ser composta por, no mínimo, um docente coordenador, um docente vice-coordenador e por cinco discentes da graduação que estejam regularmente matriculados em cursos correspondentes às atividades da liga. Também podem integrar o grupo técnicos de nível superior e/ou integrantes de programas de pós-graduação da UFPE. Discentes de outras instituições podem participar, mas em quantidade que não exceda 20% da composição de equipe.

No Edital 02.23 – Ligas Acadêmicas, publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), também constam orientações para a elaboração do plano de atividades que será avaliado pela Comissão de Análise das LA. A outra etapa da avaliação corresponde à análise documental, feita pela Coordenação Setorial de Extensão.

Ligas Acadêmicas da UFPE
ligasacademicas.ufpe@gmail.com