UFPE consolida terceiro Núcleo de Extensão

Unidade funcionará na cidade de Pesqueira, no agreste pernambucano.

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proexc – consolidou, nesta segunda-feira (30), a instalação do Núcleo de Extensão do Agreste. A nova unidade vai funcionar na cidade de Pesqueira.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, a escolha da cidade de Pesqueira atende a requisitos essenciais como potencial geográfico e sociocultural. “É fundamental, essa presença da universidade federal, no sertão. Estamos chegando a áreas de índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, em relação ao litoral, e essas ações acontecem, no momento que estamos festejando os 60 anos da criação da extensão, por Paulo Freire. É importante destacar que nessa modalidade de levar essas parcerias para o interior, a gente procura fazer da maneira mais dialógica possível para não trazer nenhuma verdade jogada dentro da realidade local, mas atendendo às demandas do município. Pesqueira é um município marcado pela presença indígena, com a comunidade da tribo Xucuru, fortalecendo ainda mais o diálogo intercultural; além disso, é também um dos pontos mais altos do Agreste. Então, a gente tem uma posição de núcleo de extensão no ponto mais alto do Agreste e uma posição, no sertão do Moxotó.,” explicou Oussama.

A reunião desta segunda-feira, contou com a presença do Reitor, Alfredo Gomes, do Pró-Reitor - Oussama Naouar, do assessor Breno Caldas – que fez a apresentação da documentação institucional, do Presidente da Câmara de Vereadores de Pesqueira – Bastinha Xuxuru, do secretário municipal de educação Tiago Torres, do secretário de governo – Cacique Marcos, além de lideranças populares.

Com a implantação dessa unidade, a UFPE soma agora três Núcleos de Extensão: Sertânia(NEMIP), Paudalho (Mata Norte) e Pesqueira (Agreste).

Data da última modificação: 03/06/2022, 18:46