Projeto de extensão da UFPE conquista o segundo lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI

projeto de extensão Asa Branca Aerospace conquistou o 2° lugar na etapa regional Norte/Nordeste da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT).  A conquista aconteceu na última sexta-feira, 02, no Centro de lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.

A equipe Deméter, do Asa Branca, participou do evento com seu cubesat, um mini-satélite que tem como objetivo captar imagens da superfície terrestre para auxiliar na pesquisa do processo de desertificação no Nordeste.  O grupo orientado pelo professor Gilson Jerônimo da Silva Jr, do Departamento de Eletrônica e Sistemas, do CTG/UFPE, é composta pelos alunos João Henrique de Andrade Dias Silva, Rosineide da Silva Barros e Diogo Guedes Alcoforado de Moraes, do Curso de Engenharia Eletrônica, e Antonio Eduardo Nery de Souza, do Curso de Engenharia da Computação.

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é um evento criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que promove atividades teóricas e práticas de projetos de satélite de pequeno porte, com o objetivo de difundir a cultura aeroespacial entre os participantes. O evento recebe projetos de estudantes do ensino básico, técnico e superior em âmbito nacional.

O Asa Branca teve 2 equipes aprovadas na primeira e segunda fase da OBSAT, incluindo a Deméter. Nesta 3ª fase, em Natal, a equipe Deméter recebeu o título de vice-campeã regional ao mostrar excelência nas categorias de inspeção técnica, entrevista e pitch, além de passar em testes de comunicação, de vibração e de temperatura.

PROJETO:  O Asa Branca Aerospace, coordenado pelo prof. Hermano Cabral, do Departamento de Eletrônica e Sistemas, é um projeto de extensão aprovado pela ProExC que nasceu em 2018 em uma parceria entre o Departamento de Eletrônica e o de Mecânica, ambos no CTG. Seu objetivo consiste na ampliação do setor aeroespacial no nordeste brasileiro e a democratização do conhecimento científico para o público geral.  Atualmente, o projeto colabora com diversas áreas presentes no campus Recife da UFPE, como Comunicação Social, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Saúde, além, das Engenharias.

Em anos anteriores, o Asa Branca já havia conquistado o 2° lugar geral na competição internacional do CubeDesign Virtual 2020, disputando com equipes de diversas universidades brasileiras e da América Latina, e outro 2º lugar na categoria DataScience da CubeDesign Virtual 2021. Além disso, a equipe de Direito do Asa Branca publicou um artigo sobre o Tratado de Cooperação Espacial entre Brasil e Ucrânia na Revista "Direito.UnB".

O Asa Branca Aerospace tem um projeto-irmão no Departamento de Mecânica, o MiniFoguetes UFPE, coordenado pelo prof. Marcus Costa de Araújo, voltado para a construção de foguetes, que obteve aprovação no anúncio de oportunidade da FUNCATE/AEB, referente à construção de uma bancada de teste estático para motores e propelente sólidos.

Mais informação:
prof. Hermano Cabral (coordenador)
hermano.cabral@ufpe.br.

Data da última modificação: 09/09/2022, 16:11