Notícias Notícias

Voltar

O Dia da Terra e as ações ambientais da UFPE

Iniciando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trabalhou de forma conjunta com as associações Dia da Terra Brasil e Raízes da Tradição para realizar, entre os dias 17 e 22 de abril de 2023, uma série de atividades para vivenciar o Dia Mundial da Terra, instituído pela ONU e celebrado em 22 de abril. Tais ações tem  o objetivo de promover e de incentivar a restauração do equilíbrio global, enfatizando a importância da conservação do Meio Ambiente, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Assim, buscou-se sensibilizar os participantes sobre as questões ambientais, trabalhando aspectos diversos dessa temática por meio de uma programação também diversa, composta por caminhadas ecológicas, visitas, exposições, momentos musicais, declamação de poesias, palestras, oficinas, cinema com debate e sarau.

 

 (Hotsite do Dia da Terra , 2023)

Site para divulgação do Dia da Terra

 

Essa pluralidade manifestou-se em atividades como a Oficina de Manejo Sustentável de Resíduos Sólidos, a Caminhada Ecológico-Educativa no Caminho do Cavouco e a ação Terra Fértil: Plantando Conhecimento e Saúde no CMEI Paulo Rosas, responsável por montar, com crianças, uma horta no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Paulo Rosas, a fim de incentivar a alimentação saudável e o cuidado com a natureza. Dentre as 18 ações vivenciadas, algumas foram pontuais, concebidas somente para o evento, enquanto outras continuam sendo desenvolvidas.

 

Nesta segunda categoria, inclui-se o workshop "Cores e Técnicas", coordenado pela professora Thais Andressa Carrino e pelo professor Ricardo Pereira. Ainda este ano, haverá mais 6 workshops de curta duração, um em cada mês, com o objetivo de ensinar aos participantes os processos de elaboração artesanal de tintas e de materiais artísticos diversos. A equipe deste projeto também irá oferecer dois cursos, com duração de 24 horas, para aprofundamento da temática. Para mais informações, é possível verificar a conta do Instagram: @coresdonordesteufpe

 

(Reprodução Instagram, 2023)

Registro do I Workshop “Cores e Técnicas”

 

A palestra “A Segurança no Descarte de Medicamentos” também compôs o Dia da Terra e faz parte de uma iniciativa que continua vigente: o projeto de extensão “A Segurança no Descarte de Medicamentos: Nossa Responsabilidade”, coordenado pela professora Elba Lúcia Cavalcanti de Amorim. Com o intuito de minimizar os impactos causados pelos resíduos dos fármacos no Meio Ambiente, a palestra abordou as principais consequências do descarte incorreto de medicamentos, informando, também, os locais onde eles devem ser descartados, de maneira segura e eficaz. Os participantes receberam um material impresso, elaborado pela própria equipe do projeto, que tinha o objetivo de facilitar o entendimento de todos sobre o que estava sendo discutido. 

 

(Equipe do Projeto, 2023)

Participantes da palestra “A Segurança no Descarte de Medicamentos”

 

A iniciativa de celebrar o Dia da Terra faz parte de um conjunto maior de ações promovidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, que trabalha incessantemente no incentivo a projetos de extensão relacionados à temática ambiental, com o intuito de garantir um futuro em que as pessoas possam viver com saúde e dignidade. Desse modo, ao estimular o debate sobre a importância da conservação do Meio Ambiente e ao fornecer os meios para que medidas práticas sejam tomadas, a Proexc torna possível o alcance do verdadeiro desenvolvimento socioeconômico, combatendo a pobreza, a desigualdade e fomentando um relacionamento saudável entre a sociedade moderna e a natureza.  

 

Para conhecer os programas e projetos apoiados pela Proexc, acesse o link: https://www.ufpe.br/proexc/projetos 

Data da última modificação: 07/06/2023, 12:01