Notícias Notícias

Voltar

Neste domingo acontece nova apresentação do Grupo Txaimus no Memorial da Medicina e Cultura

 

Semana passada foi um sucesso e por isso haverá uma nova apresentação do Grupo Txaimus, neste domingo (28), no Memorial da Medicina e Cultura às 11 horas.

 

A história do grupo TXAIMUS, conjunto de chimes, handbells & outros instrumentos, começa com a utilização desse projeto na disciplina Prática de Conjunto, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pernambuco, no ano de 2001. TXAI é uma palavra de origem indígena, que traz a ideia de partilha e ao se constituir como Txai-mus traz um novo sentido a essa partilha: a da sonoridade brasileira. O objetivo do grupo é levar cultura e entretenimento musical através de uma apresentação musical diferenciada e rica em novas sonoridades, para todos os públicos.

 

Esses instrumentos, chamados Chimes, são tubos sonoros que, quando percutidos, aproximam-se da sonoridade dos handbells, sinos de mão e são frequentemente utilizados em atividades de educação musical, tanto infantil como de adultos, atuando no desenvolvimento da percepção sonora, rítmica, e como auxiliar na prática da leitura musical à primeira vista. Seu manuseio associado às técnicas variadas de execução favorece a composição de arranjos musicais diversos, surpreendendo pela riqueza sonora que deles se pode extrair. 

 

O trabalho apresentado pelo TXAIMUS reflete uma trajetória de pesquisas, experimentações e inovações desenvolvidas pelos seus integrantes em torno da sonoridade desses instrumentos, tanto no que diz respeito às suas técnicas de execução e combinação de timbres com outros instrumentos musicais, como pela escolha do repertório e consequente composição dos arranjos. O que se obtém no final desse processo é uma atividade musical prazerosa - assim como deve ser todo contato com o aprendizado musical – de singela beleza, gerando responsabilidade em seus participantes pela constante superação dos obstáculos individuais no que concerne à leitura musical, coordenação motora e performance final do grupo.

 

A apresentação faz parte do projeto promovido pela Diretoria de Cultura, em parceria com o Departamento de Música do CAC e coordenado pelo prof. Antonio Carlos Nigro. 

Os recitais acontecem na sala Bandeira & Aguiar, no Memorial da Medicina e Cultura (R. Amauri de Medeiros, 206 - Derby) , que conta com 90 lugares. A apresentação será às 11 horas do dia 28 de maio e os ingressos, gratuitos, serão disponibilizados 30 minutos  antes do espetáculo.

 

Integrantes do grupo Txaimus & outros Instrumentos: 

 

Alber Lajes - Chimes e violão 

Augusto Santos – Chimes e violão 

Bruno Nascimento – Chimes e vocal 

Débora Lima - Chimes e flauta transversa Diogo Monte - percussão 

Douglas Felipe Araújo - Chimes e vocal 

Efflaim Naalyel - Chimes e clarinete 

Felipe Rodrigues - Chimes e sax 

Felipe Werneck - Percussão 

Geanne Soares - Chimes e flauta transversa Guilherme Calado - Piano 

Jean Falcão - Chimes e flauta transversa Jorge Rodrigues - Chimes e baixo 

Karol Maciel - Chimes e acordeão 

Otávio Araújo - Chimes e guitarra 

Renato Melo - Chimes e clarinete 

Sara Caroline - Chimes e flauta transversa Tonny Souza - Chimes e clarinete 

Wangelis de Melo - Chimes e clarinete 

Direção musical e regência – Flávio Medeiros 

 

A programação segue até o mês de dezembro de 2023. Para mais informações, datas e detalhes sobre os recitais, acompanhe as redes sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC).

 
Data da última modificação: 26/05/2023, 15:08