Equipe técnico-pedagógica da PROEXC apresenta trabalhos em Evento Internacional

Evento acontece de forma presencial e on-line.

II Conferência Freire - Universidade Emancipa (BR) & CLAREC (Cambridge) image"II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade" organizada pelo Cambridge Latin American Research in Education Collective (CLAREC) e Universidade Emancipa é uma  iniciativa internacional, multicultural e interdisciplinar, organizada por pessoas pertencentes a diversas instituições acadêmicas e movimentos sociais, e que tem como principal objetivo promover encontros de estudantes, cursistas, professores, educadores populares e pesquisadores de qualquer parte do mundo interessados em dialogar, difundir e produzir novas ideias e práticas da educação popular a partir dos pensamentos de Paulo Freire.

O evento, que começou na segunda-feira passa (17) e segue até amanhã (21), vem sendo realizado de forma presencial e on-line e contou, em sua programação, com a participação da equipe técnico-pedagógica (ETP) da PROEXC, representada pelos técnicos em assuntos educacionais (TAE) Juliene Gomes Brasileiro, Lúcio Enrico Vieira Attia e Rafaella Correia e Silva Travassos. O grupo apresentou dois trabalhos: Reflexões sobre a centralidade da ação extensionista a partir da dialogicidade freiriana e Encontro de Boas Práticas em Extensão Universitária: aplicando os 5 is - Reflexões iniciais acerca da elaboração do evento, na sala de debates sobre Extensão e educação popular.

Os trabalhos são fruto das ações e reflexões realizadas nas várias atividades desenvolvidas junto à comunidade acadêmica, durante o processo de implementação da curricularização da extensão.

TRABALHOS EQUIPE PROEXC:
No primeiro trabalho, foi feita uma análise com base em Paulo Freire e nas normativas sobre extensão vigentes, a fim de demonstrar a dupla centralidade nas ações de extensão, manifestada na formação do discente em diálogo com os outros setores da sociedade. O segundo trabalho trouxe uma experiência formativa protagonizada pelos próprios extensionistas da UFPE.

OPORTUNIDADE:
O evento também foi uma oportunidade para os Programas e Projetos de extensão, em desenvolvimento nos Centros acadêmicos e que contemplam as 5 diretrizes (Impacto na formação do estudante, Impacto e transformação social, Interação dialógica, Indissociabilidade entre ensino, Pesquisa e Extensão e Interdisciplinaridade e interprofissionalidade),  socializarem suas experiências no fazer extensionista, com público de diversos centros e segmentos.

De acordo com Juliene Gomes Brasileiro, TAE da Proexc, a conferência cumpre um papel fundamental na extensão universitária. “É de suma importância e um grande prazer para nós que fazemos a PROEXC participar de eventos sobre a extensão universitária, em especial por sermos a ‘Universidade de Paulo Freire’, nascedouro da Secretaria de Extensão Cultural.  E nos enriquece pessoal e profissionalmente conhecer o fazer extensionista das diversas instituições, bem como ao retornar o olhar para a nossa instituição perceber os pontos em que estamos solidamente estabelecidos, onde estamos caminhando junto e o que precisamos aprender. Essa troca enriquece o processo e as pessoas.” ressaltou Juliene.

SERVIÇO:

Evento: "II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade"
Onde: On-line e presencial na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na University of Cambridge.
Quando: De 17 a 21 de outubro de 2022.
Programação: Disponível aqui
Informações: Contato pelo FAQ ou e-mail freireconference@gmail.com
Como assistir e participar? Registrando-se no o site ou app Eventbrite

Data da última modificação: 20/10/2022, 21:44