Primeiro dia do “Férias no Cinema” foi sucesso entre o público infanto-juvenil

Cinema da UFPE e Diretoria de Cultura da Proexc promovem eventos às terças-feiras

O projeto Férias no Cinema, desenvolvido em uma parceria pelo Cinema da UFPE e a Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE (Proexc) teve seu primeiro dia marcado pela presença considerável de pais e crianças. 125 pessoas assistiram a sessão gratuita do filme “Underground”, a maioria crianças acompanhadas dos pais, e 36 crianças e adolescentes atendidos na oficina temática após o filme. A oficina durou 1:30 e ocorreu nas salas que ficam ao lado do Cinema, dentro do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE.

Crianças e pais se divertiram no Cinema da UFPE

Para Milena Marques, assistente em Administração da Proexc que faz parte do “Férias no Cinema”, a melhor recompensa foi ver a satisfação das crianças ao saírem das oficinas. “O primeiro dia de oficinas do ‘Férias no Cinema’ foi um sucesso de público e de interação entre a Universidade e o público infanto-juvenil. Foi, ainda, uma excelente experiência para os estudantes das graduações em Artes Visuais e Artes Cênicas, que puderam, através dessa ação de extensão, experienciar os desafios e as recompensas de atuarem como arte-educadores. O sorriso das crianças ao finalizarem a oficina foi o maior presente do dia para nós, realizadores da ação”, contou ela.

Milena Marques informou ainda que o projeto tem como característica permitir que os estudantes desses dois cursos estruturem a mediação com o público infanto-juvenil com atividades teatrais ou de visualidades inspiradas em temáticas ou aspectos visuais e/ou estéticos que perpassam o filme que foi projetado na mesma tarde. “A faixa etária para as oficinas é de sete a 15 anos, mas recebemos duas crianças de cinco e seis anos nesse primeiro dia. Para melhor comportar todos, dividimos em duas turmas: uma com os mais novos, até os oito anos, e outra com as crianças maiores de nove até 13. Fizemos atividades diferenciadas em cada turma de acordo com a faixa de cada uma”, explicou a servidora.

Oficina foi realizada após sessão de cinema

No primeiro momento da oficina, os inscritos fizeram atividades voltadas a atividades teatrais, então fizeram exercícios de foco, concentração, construção de imagens com o corpo, representação corporal de instrumentos – tudo relacionado ao universo do rock ‘n’ roll, pois é o tema do filme “Undergrond”. No segundo momento, divididos em trios, tinham que imaginar que seriam uma banda, inventar um nome pra eles, e desenhar a capa do seu primeiro disco com o material que receberam (disco de papelão, tinta, lã, cola, recortes de revistas etc.).

Na próxima terça-feira (24), a ideia é montar uma miniexposição com essas capas dos discos das bandas imaginárias antes da sessão do filme do dia, que será “Tito e os pássaros”, a partir das 14h. Os ingressos começam a ser distribuídos 30 minutos antes da exibição. O último dia do projeto é a terça-feira (31), com o “Historietas Assombradas – O Filme”.

Mostra Ocupação Embaúba Filmes

E, às quartas-feiras de janeiro e na primeira de fevereiro, ainda há a mostra Ocupação Embaúba Filmes, realizada em parceria com a distribuidora especializada em cinema brasileiro que dá nome à mostra, trazendo três filmes do seu catálogo. As exibições acontecem ainda no dia 25, e na primeira quarta de fevereiro (1°), sempre às 17h. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria 1h antes do início das sessões.

Sessão: 17h
Título: Marte Um
Classificação Indicativa: 16 anos
Duração: 115min
Sinopse
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia a dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Sessão: 17h
Título: Fé e Fúria