Pró-Reitor promove articulação em Sertânia e Pesqueira

Encontros fizeram parte da agenda paralela à programação de atividades do Núcleo de Extensão e Cultura das Regiões do Ipanema, Moxotó e Pajeú – NEMIP.

Cumprindo agenda paralela à programação de atividades do Núcleo de Extensão e Cultura das Regiões do Ipanema, Moxotó e Pajeú – NEMIP, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPE, Oussama Naouar, reuniu-se, nessa quinta-feira(12), com comerciantes e agropecuaristas sertanienses e com representantes da educação municipal e da tribo Xucurus, em Pesqueira.

SERTÂNIA: Na capital nacional da caprinovinocultura, o encontro contou com a participação de André Rafael, presidente da Câmara de Dirigentes Legistas de Sertânia – CDL; Madson Vaz, Lívio Chaves, bem como do advogado Marcelo Patú e Elilson Góis – Coordenador de Comunicação e Informação da Proexc-UFPE. Na pauta da conversa, o apoio da UFPE para o desenvolvimento regional, atendendo às potencialidades dos segmentos comercial, do agronegócio e o fortalecimento dos arranjos e cadeias produtivas da agropecuária.

Durante o debate, os sertanienses apontaram os problemas e as potencialidades regionais e solicitaram a implantação de ações universitárias, como políticas públicas afirmativas que possam viabilizar os avanços necessários para garantir o crescimento regional.

Após ouvir os participantes, Oussama Naouar explicou os objetivos da extensão universitária para os presentes e se prontificou em analisar as demandas apresentadas. “É muito importante mobilizar o conjunto de empresários, agricultores da região, lideranças socioeconômicas, afim de fortalecer o processo do NEMIP. E nessa mobilização, a gente espera desses grupos uma capacidade de chegar junto do processo, mas também atender as necessidades dos setores que envolvem suas atividades. Assim, encaminhamos, já nessa primeira reunião, a realização de um curso ligado ao marketing digital.”, finalizou Oussama.

PESQUEIRA: Já na terra do doce e da renda, o Pró-Reitor se reuniu com o professor Rubenilson – ex-secretário executivo de educação de Caruru -, Thiago Torres – secretário municipal de educação de Pesqueira, Elvio Costa – da Secretaria de Trabalho e Emprego do Recife, e com lideranças da tribo Xucurus. Oussama Naouar conversou com os participantes sobre o fortalecimento do reconhecimento e do empoderamento dos povos indígenas, nas metas de uma sociedade mais diversa e democrática que se busca, no âmbito da UFPE, e destacou: “Esperamos puder construir junto da prefeitura de Pesqueira e da secretaria da educação, através do secretário de educação Thiago Torres, uma presença da Universidade Federal de Pernambuco nos territórios, afim de construir dialogicamente com os povos formações e cursos.”, concluiu o Pró-Reitor.