Informes Informes

Voltar

Proaes realiza reuniões com representantes estudantis

A gestão da UFPE, mantendo os canais de diálogo com representações estudantis, realizou reuniões virtuais com a comissão de estudantes das Casas dos Estudantes e do Programa de Moradia e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Considerando a necessidade de acompanhamento e diálogo neste período de pandemia, os estudantes compartilharam como estão se sentindo no isolamento social, sobre questões de segurança e principais problemáticas que identificam no contexto atual.

Sobre os novos editais que são voltados a comunidade estudantil, houve o compartilhamento de mais informações sobre as iniciativas da UFPE/Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) no sentido de atender estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos três campi.

A Proaes, por meio da Diretoria de Assistência Estudantil, informou que os processos que foram enviados até o dia 1º deste mês solicitando auxílio emergencial estão sendo analisados pelas assistentes sociais.

Foi reiterado o compromisso da destinação das novas bolsas emergenciais para estudantes que serão contemplados a partir do critério de frequência dos Restaurantes Universitários, nos casos dos campi Recife e Caruaru, com início de implementação na próxima semana.

As bolsas emergenciais previstas até o momento totalizarão mais de 2.100 bolsas implantadas em abril e maio distribuídas nos três campi, atendendo os estudantes em situação de vulnerabilidade social no contexto da pandemia da Covid-19. 

As novas bolsas que serão implantadas neste mês compreenderão 569 estudantes no CAA, 160 estudantes no CAV, 675 estudantes de cursos Recife.

A lista de estudantes atendidos com bolsa emergencial será divulgada oportunamente, a partir de número da matrícula utilizado para identificação institucional e demonstrando novas atualizações de concessão. 

A Proaes apresentou também o Projeto voltado à Assistência Estudantil e Compromisso Social em tempos de Coronavírus, que abrirá seleção para 36 estudantes bolsistas. A iniciativa permitirá o recebimento de doações para apoiar as famílias dos estudantes da UFPE em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia, além de avaliar impactos nas condições sociais de vida. O edital atenderá prioritariamente estudantes que não são contemplados pelas bolsas dos programas de assistência estudantil e que, portanto, encontram-se em maior nível de vulnerabilidade social nesse momento. Cada estudante receberá R$ 600,00 enquanto durar o projeto e não poderá acumular outras modalidades de bolsas. A seleção envolverá os três campi.

Foram apresentados também os critérios do Edital Bolsa Estudantil UFPE Santander, lançado esta semana, resultado do permanente diálogo da Universidade com o grupo Santander, no sentido de ampliar a qualidade da permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade. Com este edital serão selecionados dez estudantes (cinco titulares e cinco suplentes) para realização de curso de língua espanhol on-line e recebimento de bolsa no valor de R$ 300, durante um ano. Os selecionados serão dos três campi e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) terá atuação importante no acompanhamento dos estudantes selecionados.

Como afirmado na nota anterior da Proaes, frisou-se que estão mantidas as demais bolsas voltadas à assistência estudantil e reiterou-se o compromisso com os estudantes, com o diálogo e na ampliação de canais de comunicação.

Data da última modificação: 09/05/2020, 13:21