Notícias Notícias

Voltar

Evento Nuhumar - 2 anos da maior tragédia socioambiental do Brasil: reflexões sobre os impactos do petróleo

Evento - 2 anos da maior tragédia socioambiental do Brasil: reflexões sobre os impactos do petróleo

No dia 30 de agosto de 2019, teve início a maior tragédia ambiental da costa brasileira: a do petróleo que atingiu os nove estados do Nordeste e mais dois do Sudeste. Por conta disso, mais de 1.000 localidades e cerca de 400.000 pescadores e pescadoras artesanais foram afetados, além de outros segmentos sociais que dependem da economia pesqueira.

Essa situação agravou-se ainda mais por conta do descaso dos governos, principalmente o federal, inclusive na ausência de respostas não só sobre quem foram os culpados - ou o culpado - pelo derramamento de petróleo, mas pela falta de políticas públicas voltadas às comunidades pesqueiras. Dois anos depois, os movimentos sociais da pesca classificam esse acontecimento como um crime socioambiental e cabe a pergunta: quais foram e são os impactos provocados por ele?

Integrando as atividades da Campanha Mar de Luta, o Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar) da UFPE promoverá no dia 30 de agosto de 2021, às 9h30min, segunda-feira, o debate intitulado “2 ANOS DA MAIOR TRAGÉDIA SOCIOAMBIENTAL DO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PETRÓLEO”, que contará com as participações da Profa. Dra. Rita Franco (UFBA), Profa. Dra. Beate Santos (UFPE), Dra. Mariana Olívia (FIOCRUZ-PE), do Educador Social Severino Santos (CPP) e do Prof. Dr. Gilson Antunes (Nuhumar/DS-UFPE), tendo a mediação do Prof. Dr. Cristiano Ramalho (Nuhumar/DS/PPGS-UFPE).

Veja a programação no Card!

O evento, que conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Departamento de Sociologia (DS) da UFPE, será transmitido AO VIVO pelo canal oficial da UFPE no Youtube, o www.youtube.com/ufpeoficial

Data da última modificação: 27/08/2021, 07:47