Informes Informes

23/07/2021 Colóquio (WEBINAR) Nova computação com velhos materiais: É possível fabricar um computador quântico baseado em semicondutores? - Belita Koiller (Instituto de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Título:

"Nova computação com velhos materiais: É possível fabricar um computador quântico baseado em semicondutores?"

Coloquialista:

Belita Koiller

Instituto de Física

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:

Serão apresentadas vantagens e dificuldades para processamento quântico em ambientes semicondutores. O estado do spin de um elétron ligado a um potencial local atrativo (p.ex. pontos quântico ou doador) define o estado do qubit. Discutimos operações que controlam estados de superposição (1 qubit) e o emaranhados (2 qubits) através de interações bem estabelecidas em semicondutores.

Sugerimos que as dificuldades para operação do computador quântico baseado em silício poderão ser superadas através de soluções comprovadas em computadores quânticos já operantes com materiais supercondutores.

Data, horário e local:

23 de julho de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar com o email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 20/07/2021, 18:02