Informes Informes

19/05/2023 Colóquio (Presencial) Existe lugar para a coerência e o emaranhamento na primeira lei da termodinâmica? - Bertúlio de Lima Bernardo (UFPB)

Prezados membros do DF.

Segue abaixo informações sobre o Colóquio que será apresentado nesta sexta-feira, dia 19/05/2023

Palestrante:

Bertúlio de Lima Bernardo (UFPB)

Título:

Resumo:

Uma das questões mais fundamentais no âmbito da termodinâmica quântica é desvendar o papel de recursos quânticos como coerência e emaranhamento em processos energéticos que ocorrem a nível atômico. Nesta apresentação faremos uma investigação da relação entre essas propriedades e a primeira lei da termodinâmica, onde revela-se a existência de um tipo de transferência de energia acompanhada de variação de coerência, nomeada “energia coerente”, que não deve ser classificada nem como trabalho nem como calor. Sob o mesmo ponto de vista, destacamos um exemplo em que o emaranhamento gerado entre um sistema quântico fortemente acoplado com o seu ambiente é proporcional à assimetria do fluxo de calor que ocorre entre eles. Discutiremos também como a energia coerente assume um papel de “seta do tempo” para processos quânticos fechados, ou seja, quando a produção de entropia não se faz presente.

Short-Bio:
Possui graduação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Fisica pela Universidade Federal da Paraíba. Possui pós-doutorado em física pela Universidade de Harvard (2016). Foi professor da Universidade Federal de Campina Grande (2016-2017). Atualmente, é professor do quadro permanente do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba, onde desenvolve pesquisas com ênfase em Termodinâmica, Óptica e Fundamentos da Mecânica Quântica.

Local: Auditório do Departamento de Física - UFPE

Hora: 16h00