Informes Informes

19/02/2021 Colóquio (WEBINAR) Em direção à terra desconhecida dos núcleos exóticos - Alinka Lépine-Szily (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)

Título:

Em direção à terra desconhecida dos núcleos exóticos

Coloquialista:

Alinka Lépine-Szily (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)

Resumo:

Inicialmente introduzimos algumas noções básicas de Física Nuclear. Em seguida  descrevemos os núcleos radioativos, também chamados de exóticos, situados longe da linha de estabilidade e que apresentam propriedades bastante estranhas. Discutimos a descoberta de novos elementos superpesados, tarefa que passou dos químicos para os físicos nucleares. Finalmente apresentamos a facilidade RIBRAS (Radioactive Ion Beams in Brasil) instalado desde 2004 no Laboratório do Acelerador Pelletron no IF-USP, que é o primeiro equipamento no hemisfério Sul produzindo feixes radioativos.

Data, horário e local:

19 de fevereiro de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 18/02/2021, 17:37