Informes Informes

05/02/2021 Colóquio (WEBINAR) Buracos Negros Supermassivos: qual sua importância no Universo? - Thaisa Storchi Bergmann (Instituto de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Título:

Buracos Negros Supermassivos: qual sua importância no Universo?

Coloquialista:

Resumo:

Os “misteriosos” Buracos Negros podem ser descritos como estruturas do espaço-tempo em que a gravidade é tão grande que nada lhes escapa, nem mesmo a luz, e por isto levam este nome. No seu entorno, os efeitos preditos pela Relatividade Geral são particularmente evidenciados, como a curvatura do espaço e dilatação do tempo. Hoje sabemos que todas galáxias massivas no Universo têm um Buraco Negro Supermassivo no seu centro, com massa maior do que 1 milhão de massas solares, e, à medida que os observamos, concluímos que eles têm um papel fundamental em `` moldar” o Universo como o conhecemos. Neste colóquio vou apresentar resultados observacionais recentes sobre os Buracos Negros Supermassivos, abrangendo a comprovação da sua existência no centro das galáxias, como eles “se alimentam” e os efeitos de “feedback” que produzem nas suas galáxias hospedeiras.

A Dra. Storchi-Bergmann é a Chefe do grupo de pesquisa em Astrofísica do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da academia mundial TWAS,  Pesquisadora IA do CNPq. Em 2015 recebeu o Prêmio L’Oreal/UNESCO For Women in Science, pelo seu trabalho no estudo dos Buracos Negros Supermassivos e sua interação com as galáxias hospedeiras, ainda o tema central de sua pesquisa atual.

Data, horário e local:

05 de fevereiro de 2021, (sexta-feira) 16h

Ambiente Virtual: Google Meet

Segue endereço do Webinar:

Orientações:

1. Entrar com o microfone desligado.

2. Entrar de preferência logado com o novo email institucional (@ufpe.br)

Clique aqui para o PDF do cartaz com link do canal

Data da última modificação: 02/02/2021, 12:47