Informes Informes

Voltar

Lançamento de livro marca os dez anos do Grupo Linguagem e Cognição

Este ano o Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição chega à sua primeira década de existência, e a comemoração aconteceu durante a 6ª Semana Nacional de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o lançamento do livro Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição.

A obra aborda temáticas de Filosofia da Mente e de Ciências Cognitivas e contém capítulos dedicados a numerosos filósofos, tais como Platão, Aristóteles, Epicteto, Leibniz, Brentano, Rosenthal, Dretske, Searle, além de discussões sobre a relação entre consciência e cultura, a inteligência artificial, o neomecanicismo, a mente como metáfora, a teoria representacionalista, o enativismo, a psicologia ecológica e o irracionalismo científico.

Assim como os dois volumes anteriores, este também possui acesso aberto e poderá ser obtido na íntegra pela página da Editora Fi.

Sobre o Grupo: O Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição foi criado em 2012 por professores vinculados ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seu escopo de atuação contempla as áreas de Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Filosofia da Informação, Ciências Cognitivas, Epistemologia, Filosofia da Ciência e Lógica, além de o título do Grupo constituir uma das linhas de pesquisa do Mestrado em Filosofia da Ufal.

Atualmente, conta com os seguintes membros: Marcus José Alves de Souza, Juliele Maria Sievers e Ricardo Seara Rabenschlag, vinculados à Ufal; Maxwell Morais de Lima Filho, da Universidade Federal do Cariri/UFCA; Marcos Silva, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; e André Leclerc, da Universidade de Brasília/UnB.

O grupo recebeu ao longo destes dez anos apoio institucional e financeiro do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) e dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da Ufal, da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA), da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap/Capes).

Fonte: https://ufal.br/estudante/noticias/2022/12/lancamento-de-livro-marca-os-dez-anos-do-grupo-linguagem-e-cognicao

Data da última modificação: 07/12/2022, 11:06