Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Tese de Doutorado n.º 2 em 2021

“INVESTIGAÇÃO DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS PRESERVADAS EM FÓSSEIS VEGETAIS CARBONIFICADOS DA FORMAÇÃO CRATO, BACIA DO ARARIPE”

Programa de Pós-Graduação em Geociências – CTG/UFPE

 

Defesa de Tese de Doutorado n.º 2 em 2021

 

Aluno(a): Karina Souza da Silva

 

Orientador(a): Prof. Dr. Ricardo Pereira

 

Coorientador(a): Prof. Dr. Gelson Luís Fambrini (UFPE)

 

Título: “INVESTIGAÇÃO DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS PRESERVADAS EM FÓSSEIS VEGETAIS CARBONIFICADOS DA FORMAÇÃO CRATO, BACIA DO ARARIPE”

 

Data: 02/03/2021

 

Horário: 14h

 

Local: videoconferência através do Google Meet.

Link da transmissão ao público: http://meet.google.com/wwh-stxs-vrh

 

 

Banca Examinadora:

 

Titulares:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Ricardo Pereira (Orientador)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann (PPGEOC/UFPE)

3.º Examinador(a): Prof. Dr. Claus Fallgatter (PPGEOC/CTG/UFPE)

4.º Examinador(a): Prof.ª Dr.ª Flaviana Jorge de Lima (UFPE)

5.º Examinador(a): Dr. Ramsés Capilla (PETROBRAS)

 

Suplentes:

 

1.º Examinador(a): Prof. Dr. Mário Ferreira de Lima Filho (PPGEOC/CTG/UFPE)

2.º Examinador(a): Prof. Dr. Ismar de Souza Carvalho (UFRJ)

 

Resumo:

 

A composição molecular de seis amostras de fragmentos de vegetais fossilizados por carbonificação, provenientes da Formação Crato (Bacia Araripe), foi analisada por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas com o objetivo de determinar possíveis origens botânicas a partir da investigação de moléculas orgânicas e biomarcadores em seus extratos. Uma amostra de âmbar proveniente da mesma formação geológica foi analisada pelo mesmo método, para comparação com os resultados obtidos para os fósseis carbonificados. Os resultados mostraram que os fósseis apresentam potencial de preservação de moléculas orgânicas, representadas por compostos fenólicos, n- e iso-alcanos, álcoois e ácidos graxos, bem como possíveis estruturas derivadas de diterpenos. No entanto, os compostos identificados e potencialmente presentes nas amostras não possuem valor quimiotaxonômico, sendo derivados de processos diagenéticos que afetaram as moléculas orgânicas originais dos vegetais (lignina e lipídios). A única estrutura identificada com potencial quimiotaxonômico, um diterpeno derivado do abietano, não apresenta especificidade suficiente para associar as amostras com alguma família botânica em particular, ainda que permita estabelecer relações com coníferas. No caso do âmbar, como esperado, a identificação de estruturas diterpênicas derivadas de labdanos e abietanos foi possível, permitindo a associação das amostras com gimnospermas representadas por coníferas, possivelmente da família Araucariaceae.

 

Palavras-chave: carbonificação; terpenos; diagênese; quimiotaxonomia; âmbar.