O Programa O Programa

 

                                              

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec (Mestrado e Doutorado) tem por finalidade proporcionar ao estudante um aprofundamento na área de Educação Matemática e Tecnológica que lhe permita atingir alto padrão de competência matemática e técnico-profissional e desenvolver uma visão sólida e abrangente da Educação Matemática e Tecnológica.

O Edumatec tem como foco prioritário a educação matemática e tecnológica, baseado no desenvolvimento do ensino e da pesquisa a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, tomando os processos de ensino-aprendizagem nesta área como seu campo de inserção. A partir desta relação, os estudos se concentram na didática da matemática, na educação tecnológica e nos processos de ensino aprendizagem tanto na matemática como na ciência, tendo como base o conhecimento que aí se produz e seus desdobramentos para a educação da população.

O curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE foi homologado pelo CNE (Portaria MEC 458, DOU de 11/04/2008 – Parecer CES/CNE 28/2008,10/04/2008), tendo sua primeira turma iniciado em março de 2008. Em julho de 2014 foi aprovado o curso de Doutorado, tendo iniciado sua primeira turma em agosto do mesmo ano.

O Edumatec vem atendendo estudantes de diferentes regiões do país e, mais especificamente, a região nordeste, na qual existem poucos programas de Pós Graduação na área. Os estudantes apresentam perfis bem diferenciados, vindo de diferentes licenciaturas, da mesma forma que seu corpo docente também apresenta profissionais da Educação, Psicologia, Licenciados em Matemática, Filósofos entre outros, o que permite diferentes olhares sobre um mesmo objeto de estudo.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco tem como objetivo:

  1. Formar profissionais que atendam, quantitativa e qualitativamente, à expansão do ensino superior na área de Educação Matemática e Tecnológica;
  2. Preparar pesquisadores que desenvolvam pesquisa em Educação Matemática e Tecnológica;
  3. Colocar o mestrando e o doutorando em contato com novas tendências do ensino de matemática e do uso de tecnologias na educação;
  4. Formar profissionais que contribuam com a escola Básica e o Ensino Superior brasileiro.
  5. Intercâmbios com outras instituições de ensino e pesquisa no país e no exterior.

O Programa possui 3 linhas de pesquisas:

  1. Didática da Matemática – Modelização de fenômenos didáticos na sala de aula; estudo dos conhecimentos mobilizados por estudantes e professores em formação inicial ou continuada; educação do Campo; estudo de situações de ensino e aprendizagem relativa aos domínios da geometria, grandezas e medidas, estatística, álgebra, números e operações.
  2. Educação Tecnológica – Avaliação, concepção e desenvolvimento de ambientes virtuais e de softwares para o ensino aprendizagem da Matemática; Educação a Distância como suporte a` aprendizagem colaborativa e em rede; Cultura digital e inclusão social de professores e alunos; Narrativas digitais e mediações interculturais.
  3. Processos de Ensino Aprendizagem em Educação Matemática: Investigação sobre o desenvolvimento sócio-psicológico, sócio-cognitivo e epistemológico dos sujeitos considerando o processo de ensino aprendizagem da Matemática e das Ciências no âmbito da educação infantil, das séries iniciais do ensino fundamental e da Educação de Adultos

O Edumatec possui, ainda, 11 (onze) grupos de pesquisa registrados no CNPQ (listados na aba Grupos e pesquisa ou clicando neste link) os quais envolvem alunos do mestrado e doutorado, além de ex alunos e alunos de fora do Programa. Ressalta-se os inúmeros projetos de cooperação internacional efetivados por esses grupos de pesquisa