Veja como o serviço está funcionando durante o período de isolamento social.
Nesse período de suspensão das atividades presenciais na universidade, o depósito de dissertações e tese está mantido, sendo realizado através de e-mail, de acordo com as orientações do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), conforme abaixo.
O primeiro passo é obter a ficha catalográfica, o que deve ser feito através de e-mail do interessado para a Biblioteca do Centro ao qual o respectivo Programa de Pós-Graduação está vinculado. No link abaixo, constam os contatos das Bibliotecas que fazem parte do SIB.
https://www.ufpe.br/sib/noticias/-/asset_publisher/jr5LXgpb6GYC/content/esclarecimentos-sobre-o-funcionamento-das-bibliotecas/40745
De posse da ficha catalográfica, os interessados que estiverem com situação regular em relação aos empréstimos de livros nas bibliotecas integrantes do SIB, poderão iniciar o depósito de sua dissertação ou tese junto à Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD).
Para iniciar um depósito, o interessado deverá enviar o arquivo PDF de sua dissertação ou tese (com até 15Mb) para o e-mail: bdtd13@gmail.com. Na mesma correspondência eletrônica devem ser anexados também os seguintes documentos, todos em PDF: Ata de Defesa e Folha de Aprovação (originais ou autenticadas pela secretaria do Programa de Pós Graduação), Termo de Depósito Legal devidamente preenchido, conforme o modelo disponível no link a seguir:
https://www.ufpe.br/documents/39058/594591/Termo+de+Dep%C3%B3sito+Teses+e+Dissert a%C3%A7%C3%B5es+atualizado+em+07-07-2019/bf23a466-df79-47ee-b24c-64b825e49a84
Antes do envio, deve ser realizada uma revisão na versão final da Tese ou Dissertação. É importante lembrar que ao inserir a ficha catalográfica, ou ao salvar o arquivo em PDF, podem ocorrer erros, por isso recomenda-se a observação dos seguintes itens:
a) A Tese ou Dissertação deve estar no padrão PDF, aberta, com até 15MB (recomenda-se verificar se é possível copiar o resumo do PDF e colar no Bloco de Notas; se no bloco de notas é possível ler na íntegra o resumo; e, se não ocorreu erro na acentuação das palavras - não se aplica às fórmulas).
b) A paginação do sumário e listas deve ser revisada na íntegra quando for concluída a versão final.
c) O PDF deve corresponder à documentação do Programa de Pós-graduação (PPG). Verifique os títulos e data de aprovação. Caso haja divergência, solicitamos documentação complementar, ou um e-mail do PPG.
Títulos: os títulos registrados na capa e na folha de rosto devem ser idênticos ao título indicado na Ata de defesa e na Folha de Aprovação.
Data de aprovação: o ano registrado na capa, folha de rosto, assim como a data inserida na folha de aprovação do PDF, devem corresponder à data de aprovação registrada na Ata de defesa e na Folha de Aprovação, ou, para os que estavam “em exigência”, à data registrada em Declaração de aprovação emitida pelo PPG.
d) Nomes de Orientador e Coorientador: devem estar mencionados na folha de rosto da Tese ou Dissertação.
e) Ficha catalográfica: deve estar completa e precisa ter sido elaborada por um bibliotecário de uma das Bibliotecas Setoriais da UFPE.
f) Área de Concentração: deve corresponder à área de concentração registrada na Ata de Defesa (é diferente de Linha de Pesquisa).
Após o depósito da dissertação/tese, a Equipe da Biblioteca Digital de Dissertações e Teses (BDTD), emitirá comprovante de depósito, que será enviado por e-mail ao discente e ao PPG.
Observação: Aqueles que estiverem com situação irregular em relação a empréstimos de livros nas Bibliotecas integrantes do SIB, deverão entrar em contato com a Diretoria do SIB, para análise de seu caso específico.
Fonte: PROPESQ, 2020. BREVE GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA O CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. Disponível em: <https://www.ufpe.br/propesq/documentos>