Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Informes Informes

Voltar

Discentes Isoladas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Centro Acadêmico do Agreste

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Curso de Mestrado

 

Discentes especiais ou alunos de disciplinas isoladas

 

Atualizado em 05/09/2022

 

Estes discentes, participam do programa para cursar uma ou duas disciplinas no semestre, apenas com registro no SIGAA, não tem direito a nenhum título, seja mestre ou especialista, mas podem utilizar estas disciplinas durante a seleção, e caso venha a ser aprovado como discente Regular poderá aproveitar os créditos das disciplinas em que obteve aprovação com conceitos A ou B.

 

1) Forma de ingresso?

Através de processo seletivo, normalmente envolvendo o envio de documentos pessoais, carta de intenção, histórico escolar.

Obs.: A escolha dos discentes fica a critério do docente ofertante da vaga em sua disciplina, podendo utilizar os critérios que achar mais adequado, como formação, histórico, aderência do perfil com a disciplina etc.

Importante: É cobrada uma taxa (atualmente de R$ 30,00) para cursar cada disciplina, essa taxa só deve ser paga após o candidato ser aprovado na disciplina.

 

2) Periodicidade?

A entrada ocorre uma vez por semestre, e o período de publicação de edital e seleção ocorre por volta de um mês de antecedência das aulas.

 

3) Onde obtenho informações sobre o processo seletivo?

Todas as informações são divulgadas no site do PPGECAM nas áreas de processo de discente, o(a) candidato(a) a vaga de aluno de disciplina isolada no mestrado pode observar o último edital de seleção para ter uma ideia das exigências e documentos, no entanto, cada seleção é única, podem haver mudanças no processo seletivo, por fim, o que é válido, é o edital vigente, com cronograma, oferta de vagas em cada disciplina.

 

4) Sou aluno de graduação e ainda não conclui o curso, posso cursar disciplinas isoladas?

Sim, contanto que seja aluno da UFPE, e esteja no último semestre da graduação.

 

5) Quantas disciplinas isoladas posso cursar no PPGECAM?

Até duas em um único semestre, e no total três disciplinas, totalizando 12 créditos, após a conclusão desses 12 créditos, fica vedada a candidatura a mais disciplinas, podendo inclusive ocorrer o cancelamento de matrícula caso passe despercebido que o(a) candidato(a) já alcançou este número de créditos.

 

6) Após obter aprovação nas disciplinas recebo algum comprovante?

Sim, você deve solicitar através de requerimento geral (formulário eletrônico) na área de discente do PPGECAM, mas a declaração só pode ser emitida após o docente emitir o conceito.

 

7) Quais os meus deveres como aluno de isoladas?

Os deveres são semelhante aos dos alunos regulares e podem ser consultados no regimento interno do PPGECAM

 

8) Ao concluir essas disciplinas, posso ser considerado especialista?

Não, o PPGECAM emite apenas declaração informada no item 6.

 

 


Centro Acadêmico do Agreste – CAA

Centro Acadêmico do Agreste – CAA / UFPE Av. Marielle Franco, KM 59, s/n, Nova Caruaru CEP: 55014-900, Caruaru, PE-BRASIL Instagram @ppgecamufpe

(81) 2103.9198 (WhatsApp) (Secretaria do PPGECAM)
Profa. Dra. Elizabeth Gonçalves
Coordenadora
Prof. Dr. Edevaldo Miguel
Vice coordenador
Téc. Adm. Me. José Marcelo
Secretário