Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA)

Informes Informes

Voltar

PPG em Engenharia Aeroespacial recebe Professor com distinção de Cátedra em Aviação pelo Ministério Austríaco para compor banca de avaliação da Primeira Defesa de Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais.

No próximo dia 23, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial da UFPE recebe Prof. Sérgio Amancio, da Universidade Técnica de Graz / Áustria, possuidor da cátedra de Aviação concedida pelo Ministério Austríaco, para a Primeira defesa do Programa de mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais.

    

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) da UFPE fará a sua Primeira Defesa de Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais do Programa em colaboração da Rede Nordeste Aeroespacial (RNA). A RNA (UEMA-UFMA-UFPE-UFRN) é uma rede de cooperação - envolvendo instituições de ensino e pesquisa de excelência (e os dois centros de lançamento de foguetes na região Nordeste do Brasil – CLA e CLBI) em estudos aeroespaciais, sejam em engenharia e tecnologia, sejam em ciências espaciais ou ciências atmosféricas aplicadas, contando ainda com tópicos sobre geopolítica e regulação do uso do Espaço. Para este momento tão especial, o PPGEA/UFPE tem a honra de receber em sua primeira banca de defesa de dissertação o Prof. Dr. Sergio de Traglia Amancio Filho, da Universidade Técnica de Graz. O Dr. Amancio é Professor Titular da Universidade Tecnológica de Graz (TU Graz / Áustria), Líder do Grupo de Materiais do Instituto de União, Conformação e Ciência de Materiais e Chefe Adjunto do Instituto de Ciência dos Materiais, União e Fabricação da TU Graz (IMAT - http://imat.tugraz.at) e recebeu do Ministério Austríaco para Ações do Clima, do Meio-Ambiente, Energia, Mobilidade e Tecnologia, a distinção da Cátedra de Aviação.

O discente Lucas Oliveira Siqueira apresentará defesa de dissertação de Mestrado intitulada "Brasagem de Aço Inoxidável Austenítico com Metais de Adição à Base de Prata para Aplicação em Sistemas Pressurizados de Aeronaves", projeto financiado com bolsa de pós-graduação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Edital FACEPE 11/2019).  O trabalho foi desenvolvido no Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM-UFPE) sob a orientação do Prof. Tiago Felipe de Abreu Santos, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial, polo UFPE. O trabalho trata da braseabilidade de tubulações de alta pressão para transporte de oxigênio em aeronaves pressurizadas utilizando metais de adição à base de Ag. Na composição da banca também teremos o Prof. Dr. Severino Leopoldino Urtiga Filho, Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e Diretor do INTM/UFPE.

Local: por videoconferência, o link será divulgado em www.ppgea.br/ufpe, interessados podem solicitar o link no email ppgea@ufpe.br
Data: 23/08/2021 às 09 hs.

Link: https://meet.google.com/twe-intr-xkq

 

Data da última modificação: 03/10/2021, 17:47

Contato Contato

Secretaria do PPGEA-RNA
Núcleo UFPE
+55 81 2126-3143 (Whatsapp Institucional)
Prof. Bráulio Silva Barros
Coordenador
Prof. Carlos Augusto do Nascimento Oliveira
Vice-Coordenador

Localização Localização

INTM - Acesso pela Rua Jornalista Aníbal Fernandes, depois do CIn

Rua da Inovação, s/n , Cidade Universitária, Recife – PE, CEP 50740-540