Informes Informes

Voltar

Informativo sobre o processo seletivo PPGCI 2023

Olá a todos

 

 O Edital de Seleção para o PPGCI 2023 está em fase de revisão pela PROPG antes de sua publicação. Mas, gostaríamos de adiantar algumas informações que podem auxiliar os candidatos em sua preparação. Vamos a elas


1 - Período de Inscrição

  As inscrições ocorrerão entre os dias 26 a 29 de setembro. Ela ocorrerá via formulário no google form (link será enviado posteriormente) e além das informações serão solicitados os seguintes documentos:

  1. Documentos Pessoais (CPF, RG, Reservista, Titulo de Eleitor + Quitação eleitoral, Foto 3x4)
  2. Documentos Acadêmicos (Diploma de Graduação e Diploma de Mestrado {Só para doutorandos})
  3. GRU + Comprovante de Pagamento de Inscrição (para aqueles que não pedirem isenção)
  4. Currículo (Mestrado e doutorado tem modelos de currículo diferentes)
  5. Comprovação das Atividades listadas no Currículo
  6. Pré-projeto de Pesquisa
  7. Certificado de Proficiência em Língua Inglesa e apenas língua inglesa (opcional)

  Sugestões sobre tais documentos podem ser encontrados no edital de seleção do PPGCI 2022 (ano passado) na seção 1.1.8 (Documentação exigida), seção 1.3, apêndices VI e VII (curriculum), Seção 1.4 e apêndice VIII (proficiência), Seção 1.2.3 (Pré-projetos).

 Aqueles que forem solicitar isenção de inscrição, esta deve acontecer até o dia 23 de setembro, E sugestões sobre a isenção pode ser visto nas seções 1.1.10 a 1.1.13 e Apêndice IV do edital de seleção do PPGCI 2022 .

 Reiteramos que o edital de seleção do PPGCI 2022 não é o que estará em vigor, mas as informações dos itens acima não foram modificadas e portanto podem servir como referência para a preparação de documentos.

 

1.2 - Prova de Conhecimento

  Os candidatos ao mestrado, exclusivamente estes, serão submetidos a uma prova de conhecimento que ocorriam no PPGCI em períodos pré-pandêmicos. Serão utilizadas três referências e delas serão solicitadas questões abertas (discursivas). A literatura utilizada será:

  1. BRIET, S. O que é a documentação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2016.
  2. AZEVEDO NETTO. (Org.). Informação, Patrimônio e Memória. Brasília: Editora UNB,2017.
  3. ARAÚJO, C.A.A. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte : KMA, 2018.

 

1.3 - Projetos Disponíveis

  Assim como nos ultimos anos o pré-projeto entregue pelo candidato deve estar atrelado a um projeto de pesquisa disponibilizados pelos professores do PPGCI. Entretanto, a lista de projetos para a seleção de 2023 é consideravelmente diferente da lista de projetos relativos ao ano anterior. A lista de projetos dispiníveis para 2023 pode ser vista aqui.

 

1.4 - Prova de idiomas e certificado de proficiência

  A prova de idiomas ocorrerá somente na lígua inglesa e retornará ao molde tradicional de ser presencial e uma objetiva (fechada). Entretato, quem tiver certificados TOELF, IELTS e Cambridge pode solicitar a dispensa da prova de idiomas. A conversão da nota obtida no exame de proficiência para a nota da prova de idiomas do PPGCI pode ser vista no edital de seleção do PPGCI 2022 apêndice VIII (Apenas língua inglesa).


As informações completas e oficiais a respeito do certame irão ser publicadas no edital de seleção 2023, e reiteramos que as informações colocadas neste comunicado são informações que não foral alteradas (inicialmente) no edital do ano passado para este que se passou e têm o caráter informativo com o intuito de auxiliar os candidatos a se anteciparem para as inscrições.

Eventuais dúvidas sobre as informações aqui constantes podem ser enviadas ao email celio.santanajr@ufpe.br,

 

Espero vê-los no processo seletivo

 

Célio Santana

Coordenador do PPGCI - UFPE

Data da última modificação: 23/08/2022, 16:30