O Programa O Programa

O atual Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCF) foi criado primeiramente como Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas (CMCF), tendo sido aprovado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão em 04 de novembro de 1975.

Àquela época, o curso de Mestrado surgira inspirado na necessidade de buscar mecanismos que gerassem melhores condições ao ensino e à pesquisa no âmbito da preparação dos medicamentos. Era ainda pensamento de seus idealizadores, proporcionar a formação de professores e pesquisadores no nível de pós-graduação, despertar a criatividade no campo das ciências farmacêuticas e preparar profissionais com aptidão para desenvolvimento e estudo de novos medicamentos, centrado na área de concentração "produção e controle de medicamentos", que posteriormente foi denominada Fármacos e Medicamentos.

O curso de doutorado fora credenciado em dezembro de 2002 e a partir de abril de 2003, ano do centenário do Curso de Farmácia no Estado de Pernambuco. O programa fora reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) através da portaria no 2878, de 24 de agosto de 2005, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de agosto de 2005.

Objetivos do Curso

O programa denomina-se "Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF)" contemplando uma ampla área de concentração denominada "Fármacos e Medicamentos" constituída de três linhas de pesquisa: 1) Planejamento e Síntese de Fármacos; 2) Produção e Controle de Medicamentos e 3) Obtenção e Avaliação de Produtos Naturais e Compostos Bioativos. O PPGCF tem como foco principal formar Mestres, Doutores, Docentes, Pesquisadores e Recursos Humanos especializados em Ciências Farmacêuticas para desenvolverem atividades acadêmicas em Universidades, atividades técnicas e de pesquisa em Indústrias Farmacêuticas ou Institutos de Pesquisa na área de Fármacos e Medicamentos além de qualificar recursos humanos para áreas específicas no âmbito hospitalar.

O Programa objetiva, num âmbito geral, a obtenção de fármacos a partir de síntese ou de extração de produtos naturais, bem como a produção e controle de medicamentos em suas diversas formas farmacêuticas. Neste sentido, são realizadas pesquisas e estudos avançados nas áreas de (i) planejamento e síntese de fármacos; (ii) na utilização de produtos naturais como insumos farmacêuticos; (iii) no desenvolvimento de tecnologias farmacêuticas; (iv) desenvolvimento de técnicas de controle de qualidade físico-químico e biológico, tóxico-farmacológico e (v) no estudo de equivalência farmacêutica e bioequivalência de medicamentos. Recentemente o programa tem voltado a atenção também para o campo das nanotecnologias, incentivando a aplicação de sistemas nanoestruturados tanto em liberação controlada de fármacos como em novos insumos para fluoroimunoensaios, uma área bastante estratégica.

A formação dos Mestres e Doutores, e a produção intelectual (Dissertações, Teses e artigos científicos) estão em conformidade com a área de concentração e observam também a crescente interdisciplinaridade entre os vários campos de pesquisa, incorporando em seu desenvolvimento os vários campos de saberes. As três linhas de pesquisa do PPGCF encontram-se consolidadas. Toda a produção intelectual do Programa encontra-se compatível com os projetos e suas respectivas linhas de pesquisa, quando observamos que os projetos geram artigos em cada linha de pesquisa que envolve discentes do Mestrado e Doutorado e alunos de Graduação do Programa PIBIC.