Voltar

Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Engenharia Química publicam editais de seleção

Tanto as inscrições quanto o processo seletivo em ambos os programas acontecem, exclusivamente, de forma virtual

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do Centro de Biociências (CB) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicaram, no Boletim Oficial da UFPE, os editais com as normas para seleção e admissão de candidatos ao corpo discente dos programas. O ingresso é na primeira entrada do ano letivo de 2022.

Tanto as inscrições quanto o processo seletivo, em ambos os programas acontecem, exclusivamente, de forma virtual. O PPGEQ inscreve interessados, de 8 a 23 deste mês, por meio formulário virtual da ferramenta Google Forms. O PPGBiotec recebe inscrições, de 11 a 25 deste mês, pelo e-mail ppgbiotec.cb@ufpe.br. O PPGEQ oferece 15 vagas no mestrado e 15 vagas no doutorado e o PPGBiotec, 10 vagas no mestrado. Os dois programas oferecem vagas adicionais para servidores ativos e permanentes da UFPE.

A taxa inscrição corresponde a R$ 50. Alunos regularmente matriculados na UFPE que comprovem ser concluintes de curso de graduação; servidores ativos ou inativos da UFPE (técnicos administrativos e docentes); e professores substitutos são isentos de pagamento da taxa de inscrição. O candidato inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e integrante de família de baixa renda podem requerer a dispensa do pagamento da taxa de inscrição também. Os procedimentos necessários à dispensa do pagamento da taxa estão detalhados nos editais.

O candidato ao curso de mestrado em Biotecnologia deve ter graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) na área do PPGBiotec ou áreas afins. Essas áreas são Biotecnologia; Biotecnologia Industrial; Ciências Biológicas, Ambientais e Farmacêuticas; Química e Química Industrial; Engenharias Bioquímica, Química, Ambiental, Florestal, Alimentos e de Bioprocessos e Biotecnologia; e Biomedicina.

O PPGEQ exige graduação reconhecida pelo MEC, no caso da candidatura ao mestrado, e ter realizado um mestrado acadêmico reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no caso da candidatura ao doutorado. A formação deve ter sido nas áreas de Engenharia Química, Química Industrial, Química (bacharelado), Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia de Petróleo, Química de Petróleo, Engenharia Ambiental, Engenharia dos Materiais ou Ciências dos Materiais. No caso do doutorado, mais uma área é acrescida a essa lista, a de Engenharia Civil e Ambiental. 

Data da última modificação: 05/11/2021, 18:39