Programa de Pós-Graduação em Geografia

Destaques Destaques

Voltar

Dissertações e Tese do Programa são premiadas no XII ENANPEGE

Anúncio ocorreu no XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XII ENANPEGE), em Porto Alegre-RS.

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), no intuito de valorizar o trabalho desenvolvido nos programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil, premia, a cada dois anos, as melhores Teses e Dissertações defendidas. Em seu XII Encontro (XII ENANPEGE), realizado de 12 a 15 de outubro de 2017, em Porto Alegre-RS,  foram anunciadas as melhores Teses  e Dissertações defendidas no biênio 2015-2016. 

A Tese R-EXISTÊNCIAS DOS CAMPONESES/AS DO QUE HOJE É SUAPE: JUSTIÇA TERRITORIAL, PÓS-DESENVOLVIMENTO E DESCOLONIALIDADE PELA VIDA, de autoria de Mercedes Solá Pérez, recebeu o Prêmio Maurício de Almeida Abreu – Melhor Tese em Geografia Humana. Por sua vez, a Dissertação intitulada TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS NO CARIRI CEARENSE: O CINTURÃO DAS ÁGUAS DO CEARÁ (CAC) E O CONTEXTO DE CONFLITOS NO BAIXIO DAS PALMEIRAS, CRATO/CE, de autoria de Anderson Camargo Rodrigues Brito, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Maurício de Almeida Abreu. Ambos os trabalhos foram orientados pelo prof. Dr. Claudio Ubiratan Gonçalves.

A Dissertação intitulada FITÓLITOS EM DEPÓSITOS DE COLÚVIO DO QUATERNÁRIO SUPERIOR NA FACE NORDESTE DA BACIA SEDIMENTAR DO ARARIPE/ CE: SIGNIFICADO PALEOAMBIENTAL, de autoria de Rodrigo Ranulpho da Silva, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos de Barros Corrêa, recebeu o Prêmio Aziz Nacib Ab’saber – Melhor Dissertação em Geografia Fisica. 

Pela primeira vez na história da ANPEGE três premiações foram indicadas para um mesmo Programa de Pós-Graduação. A escolha dos trabalhos é feita a partir de uma comissão de docentes que atuam na Pós-Graduação, com avaliação nas áreas de Geografia Física e Geografia Humana. A premiação leva o nome de dois ilustres geógrafos. Os Prêmios Aziz Nacib Ab’Saber e Maurício de Almeida Abreu são atribuídos ao Mestre e ao Doutor em Geografia Fisica e Humana, respectivamente, a partir de indicação de todos os Programas de Pós-Graduação em Geografia filiados à Associação, sendo avaliados pela comissão de Teses e Dissertações designada pela ANPEGE e destinados a receber desta comissão a indicação do mérito.


Contato

Av. dos Funcionários, s/n, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, andar 6, sala 604, CEP: 50740-550, Cidade Universitária, Recife-PE, Brasil

(81) 2126-8277
Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos
Coordenador
Prof. Dr. Cláudio Ubiratan Gonçalves
Vice-Coordenador
Eduardo Antonio Amaral Pires Véras
Assistente em Administração