Navegação Navegação

Histórico Histórico

Histórico

Sem ter seu próprio curso de graduação, o Departamento de Oceanografia (DOCEAN) apoiou e ofereceu disciplinas para diversos cursos de graduação da UFPE durante muitos anos. Criar e manter seu próprio curso de graduação era uma vontade antiga do departamento. Porém, apenas com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), lançado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), é que foram reunidos todos os elementos necessários para garantir um curso com a mínima qualidade desejada. Assim, o curso de graduação em Oceanografia da UFPE foi o 12º curso do gênero a ser criado no Brasil, iniciando suas aulas em março de 2009.

 

Profissão de Oceanógrafo

O curso de graduação em Oceanografia forma profissionais com capacidade para integrar informações físicas, químicas, geológicas e biológicas sobre o oceano e ambientes costeiros de transição (ex.: estuários, lagunas). A formação multi e interdisciplinar do oceanógrafo é seu grande diferencial no mercado de trabalho. Sua visão abrangente dos ambientes costeiros e marinhos permite que ele tenha uma visão crítica para identificar e resolver problemas que atendam as demandas da sociedade. Assim, sua capacidade de compreender a complexidade dos processos naturais permite que o oceanógrafo desempenhe papel decisivo na proteção e uso sustentável dos ambientes costeiros e marinhos. O mercado de trabalho do oceanógrafo é amplo, abrangendo a área acadêmica (ex.: universidades, institutos de pesquisa), o setor público (ex.: MMA, MCT, IBAMA, CPRH, Compesa, prefeituras, Petrobrás), o setor privado (ex.: empresas de pesca, cultivo de peixes e frutos do mar, consultoria ambiental) e organizações não-governamentais (ex.: Tamar, Peixe-Boi, Golfinho Rotador, Baleia Jubarte, educação ambiental). Para saber mais sobre a profissão de oceanógrafo, visite o site da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO).

 

Ingresso

Atuando de maneira proativa para buscar os melhores estudantes (onde quer que eles estejam), o curso de graduação em Oceanografia inovou e foi o primeiro curso da UFPE a aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC. Assim, a única forma de ingresso no curso é através da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e inscrição do candidato no processo seletivo do SiSU. O curso oferece 25 vagas por ano, com ingresso no início do primeiro semestre. As aulas são ministradas na Cidade Universitária da UFPE no Recife.