Matemática do Coronavírus Matemática do Coronavírus

Voltar

Associação entre padrões de mobilidade e transmissão de COVID-19 nos EUA: Um estudo de modelagem matemática

Diante da ausência de uma droga antiviral ou vacina aprovada, o distanciamento social segue como uma das formas mais apropriadas para combater a propagação da Covid-19. Com a flexibilização das políticas de controle em diversos países ao redor do globo, cabe avaliar em que medida o distanciamento tem surtido efeito na disseminação do vírus para melhor conduzir o afrouxamento.

 

Título original: Association between mobility patterns and COVID-19 transmission in the USA: a mathematical modelling study

Título traduzido: Associação entre padrões de mobilidade e transmissão de COVID-19 nos EUA: Um estudo de modelagem matemática

Autores: Hamada S. Badr1 , Hongru Du2 , Maximilian Marshall2 , Ensheng Dong2 , Marietta M. Squire2 , Lauren M. Gardner2

Projeto Covid-19 e a Matemática das Epidemias - Fazendo a Ponte entre Ciência e Sociedade

Tradução: Danillo Barros de Souza e Jonatas Teodomiro

Síntese: Camila Sousa e Júlia Lyra

Coordenação: Felipe Wergete Cruz

 

Introdução

 

Diante da ausência de uma droga antiviral ou vacina aprovada, o distanciamento social segue como uma das formas mais apropriadas para combater a propagação da Covid-19. Com a flexibilização das políticas de controle em diversos países ao redor do globo, cabe avaliar em que medida o distanciamento tem surtido efeito na disseminação do vírus para melhor conduzir o afrouxamento.

Foi com esse objetivo que pesquisadores dos departamentos de Ciências da Terra e Planetárias e Engenharia Civil e de Sistemas, ambos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo para investigar os impactos do distanciamento nos EUA, país que relatou o maior número de casos e mortes confirmadas pelo novo coronavírus.

Vale destacar que, desde quando reportou o primeiro caso da doença, em janeiro de 2020, a política de combate dos EUA foi altamente descentralizada, sem uma política ou padrão propriamente definidos a nível governamental. 

 

1 Departamento de Ciências da Terra e Planetárias, Universidade Johns Hopkins, Baltimore, Maryland, EUA

2 Departamento de Engenharia Civil e de Sistemas, Universidade Johns Hopkins, Baltimore, Maryland, EUA

 

Destrinchando

 

Para medir a eficácia do distanciamento social em cada condado dos EUA, o estudo definiu uma taxa de mobilidade (MR) para cada dia e condado. A MR quantifica a mudança em padrões de mobilidade como uma representação para o distanciamento social. O MR reflete a mudança no número de viagens individuais feitas em cada condado por dia e é relativo aos padrões de comportamento comuns (isto é, antes da Covid-19).

Para computar essa medida, foram utilizadas matrizes origem-destino de viagens diárias (de um de janeiro de 2020 a vinte de abril do mesmo ano), obtidas de dados de telefones celulares, agregados e anônimos, obtidas da Teralytics (Zürich, Suíça), em nível de condado dos EUA. Esse método está alinhado com o trabalho [14] que apoia o uso de dados de mobilidade agregados para monitorar a eficácia das intervenções de distanciamento social. 

Ou seja:

MR = 0 sugere que nenhuma viagem foi realizada;

MR = 0.5 indica metade do número de viagens;

MR = 1 significa que nenhuma mudança ocorreu.

Observação: Qualquer valor acima de 1 significa que a mobilidade é maior que o valor de referência. 

A pesquisa também levou em consideração a taxa de crescimento (GR), quando a média de número de casos reportados de Covid-19 em um dia é maior que em um dado período. Sendo assim: 

GR = 0 - um caso por dia reportado nos últimos três dias e pelo menos sete novos casos confirmados na última semana;

GR = 1 - taxa de crescimento em relação à semana anterior não muda;

GR < 1 - taxa de crescimento nos últimos três dias foi menor que a da semana anterior;

GR > 1 - taxa de crescimento foi maior nos últimos três dias que na última semana.

 

Clique aqui para ler a resenha completa do artigo. 

Data da última modificação: 24/08/2020, 21:54