Destaques Destaques

Voltar

Excesso de informação e hiperconvivência em tempos de pandemia são temas de vídeos sobre saúde psíquica

Projeto engloba mutações culturais no contexto da pandemia e cuidados psicológicos importantes para a saúde psíquica

Em uma iniciativa para enfrentamento à Covid-19, a professora Marina Assis Pinheiro do Departamento de Psicologia da UFPE criou o o projeto sobre mutações culturais no contexto da pandemia e cuidados psicológicos importantes para a saúde psíquica. No projeto, são criados vídeos de curta duração voltados para a orientação sobre diferentes temas: a relação com o excesso de informação, o diálogo com crianças e adolescentes no confinamento domiciliar e também sobre o estresse no cotidiano de profissionais de saúde.
 
Confira:
 
Infodemia na vida cotidiana 

O excesso de informação sobre a pandemia da Covid-19 é uma realidade no dia-a-dia das pessoas. Em meio a inúmeras incertezas sobre o momento atual e futuro, a diversidade de conteúdos que temos acesso diariamente pode aumentar as ansiedades vivenciadas, num ciclo de risco para a saúde psíquica. A professora da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva Marina Pinheiro orienta sobre quais são os cuidados psicológicos e responsabilidades individuais que precisamos ter neste cenário de muita informação e reduzido espaço para a construção do conhecimento necessário ao cuidado de si e do outro.
 
 
 
 
Hiperconvivência na relação com crianças e adolescentes 
O confinamento domiciliar é um verdadeiro desafio para a convivência familiar que agora. Não é fácil para qualquer relação passar vinte e quatro horas juntos e com suas atividades concentradas no mesmo ambiente físico. Marina Pinheiro aborda neste vídeo as condições de diálogo dos adultos junto às crianças e adolescentes em tempos de pandemia e suas potencialidades. Estar junto é também uma abertura para diferenças e reencontros.
 
 
Data da última modificação: 08/05/2020, 19:44