Destaques Destaques

Nota à Comunidade Universitária da UFPE sobre as atividades acadêmicas

Gestão reitera que continua acompanhando o cenário epidemiológico do país e do Estado de Pernambuco

A gestão da UFPE informa que:

1) O planejamento das atividades acadêmicas e administrativas da UFPE mantém a previsão do início do calendário acadêmico da graduação para o dia 31 deste mês, observando o disposto na Resolução 28/2021-Cepe/UFPE e Resolução 04/2021 Consuni/UFPE;

2) O Comitê de Enfrentamento à covid-19 da UFPE continua monitorando os dados e indicadores da pandemia e a situação da influenza A (H3N2), com reunião agendada para o próximo dia 18 de janeiro. O Comitê conta, entre seus membros, com infectologistas, epidemiologista, profissionais em segurança do trabalho e outras especialidades da área da saúde, além das entidades representativas dos(as) docentes, técnicos(as) e estudantes. A reunião convocada terá a presença de autoridades sanitárias do Estado e da Secretaria de Educação, considerando também a situação da influenza A (H3N2);

3) A UFPE reitera que continua acompanhando o cenário epidemiológico do país e do Estado de Pernambuco, com a devida responsabilidade sanitária e pautada na e pela ciência;

4) Em todos os momentos da pandemia, a instituição adotou medidas restritivas e ações firmes de combate ao novo coronavírus, com o trabalho remoto, estabelecendo critérios rígidos para a retomada de atividades presenciais e colocando-se à disposição dos(as) gestores (as) públicos governamentais e ao lado da sociedade; e

5) A UFPE continua atuando como um dos principais laboratórios de campanha no país para a detecção da covid-19, com parcerias com, aproximadamente, 140 municípios pernambucanos, além do monitoramento de novas variantes do coronavírus e seu sequenciamento genético, em parceria com a Fiocruz.

O posicionamento institucional na travessia destes tempos difíceis e de adversidades, mas, acima de tudo, de reafirmação do papel da Ciência e das universidades públicas, tem se caracterizado pelo diálogo e pela união de todos e todas que compõem a comunidade acadêmico-científica e suas unidades acadêmicas e administrativas, com a dedicação que a situação sanitária exige para preservação da saúde da população.

Desta forma, continuaremos compartilhando e atualizando a comunidade universitária e a sociedade de maneira geral sobre o calendário e as atividades acadêmicas, bem como publicizaremos resultados das agendas institucionais que sejam realizadas neste período, baseando-se sempre na defesa e proteção da vida.

SOBRE O SEMESTRE LETIVO 2021.2

A resolução da UFPE faculta aos cursos três formatos de oferta de disciplina, avaliando-se as condições de biossegurança. Um dos formatos prevê oferta excepcional com 100% de atividades remotas desde que aprovado em Colegiado de Curso por motivo de questões de biossegurança. Na Resolução 28/2021-Cepe/UFPE e no Ofício 01/2021 da Prograd, constam orientações sobre como pode ser realizada essa oferta pelos cursos de graduação. As informações detalhadas podem ser consultadas aqui.

Data da última modificação: 13/01/2022, 16:14