Destaques Destaques

Sistema de informação e decisão auxilia na triagem de pacientes com suspeita de Covid-19

O SIDTriagem está disponível nos idiomas português e inglês

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE, pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) e do Hospital das Clínicas, em parceria com instituições como Imip e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), apoiaram o desenvolvimento de um Sistema de Informação e Decisão para triagem de pacientes com suspeita de Covid-19 em unidades com restrição de recursos, projeto encabeçado por membros do Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão (INCT), financiado pela Facepe.

O SIDTriagem tem por objetivo apoiar médicos em decisões do dia a dia referente a escolha da melhor conduta a ser adotada considerando a escassez de recursos decorrentes da pandemia. O diferencial do SIDTriagem em relação a outros sistemas é o uso de um modelo probabilístico e da teoria da utilidade para propor uma recomendação que maximiza a quantidade de vidas salvas, considerando variáveis de diagnóstico do paciente.

Dentre as variáveis consideradas no modelo, que se baseiam em protocolos internacionais validados pela comunidade acadêmica e profissionais de saúde, podem-se citar: a idade do paciente, sintomas, fatores de risco, comorbidades, avaliações clínicas e resultados de exames laboratoriais. Além disso, o sistema considera também o cenário de ocupação da UTI para indicar ao médico uma recomendação mais apropriada de tratamento para o paciente, dentro de um contexto mais amplo de ocupação do sistema de saúde.

O sistema, que está disponível nos idiomas português e inglês, e os dados obtidos nas ocorrências geradas são armazenados em uma base de dados, de forma a possibilitar futuras análises, avalia a robustez das recomendações de tratamento do paciente para UTI, Enfermaria ou Isolamento domiciliar, com base em um modelo de simulação de Monte-Carlo. Desdobramentos e melhorias do modelo atual encontram-se em fase de desenvolvimento e, também, a possibilidade de aplicação para outras doenças, com o advento de demandas na rede de saúde pública do estado de Pernambuco.

O SIDTriagem foi divulgado pela coordenação do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, uma iniciativa do Consórcio Nordeste, para todos os secretários de governo do Nordeste. Além disso, foi desenvolvida uma versão exclusiva para uso na rede pública do Estado de Pernambuco.

Data da última modificação: 19/06/2020, 17:11