Destaques Destaques

Voltar

Professores de Estatística alertam para o perigo de crianças e adolescentes voltaram às aulas presenciais na pandemia

Documento destaca o problema da transmissão da Covid-19 por meio de pessoas assintomáticas

Um grupo de professores do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou uma carta direcionada à sociedade pernambucana contra o retorno às aulas presenciais do ensino fundamental e básico neste momento da pandemia do coronavírus. São dez cidades de grande risco atualmente: Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Cabo, Camaragibe, Vitória, São Lourenço, Igarassu e Ipojuca. O documento, baseado em dados da Secretaria de Saúde do Estado, destaca o problema da transmissão da Covid-19 por meio de crianças e adolescentes assintomáticos.

A carta informa que a taxa de mortalidade de Pernambuco é o dobro daquela do Brasil e a letalidade (óbitos por confirmados) é 50% superior. A Região Metropolitana do Recife responde por cerca de 75% dos óbitos do Estado, mas há uma tendência de interiorização do vírus, com o aumento dos casos no interior. “Atualmente, Recife, com 1.545.227 habitantes, tem mais mortes que as cidades de Teresina, Natal, João Pessoa, Aracaju, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia e Palmas juntas (total de 15.983.951 habitantes)”, explicam os professores.

O grupo calculou as estimativas das probabilidades de óbito por faixa etária em Pernambuco, sem levar em conta as morbidades dos infectados, e estimou as seguintes probabilidades de um infectado morrer: abaixo dos 30 anos, uma chance em 500; de 30 a 50 anos, uma chance em 125; de 50 a 60, uma chance em 75; e de 60 a 80, uma chance em 25. “É importante destacar que estamos falando de indivíduos saudáveis”, ressalta o professor Gauss Cordeiro. A chance de complicações em crianças é baixa, mas elas podem transmitir para os pais ou pessoas idosas, que podem ter problemas sérios.

GRUPO – Assinam a carta os seguintes docentes do Departamento de Estatística: Abraão D. do Nascimento, Aldo W. Medina Garay, Alex Dias Ramos, Audrey H. Mariz Cysneiros, Betsabé G. Blas Achic, Caliteia Santana de Sousa, Carla C. da R. Rego Monteiro, Francisco José de A. Cysneiros, Fernanda de Bastiani, Francielly de Lima Medina, Gauss Moutinho Cordeiro, Geiza Cristina da Silva, Getúlio J. de Amorim Amaral, Maria Cristina Falcão Raposo, Maria do Carmo S. de Lima, Pablo Martin Rodriguez, Patrícia L. Espinheira Ospina, Roberto Ferreira Manghi e Vinicius Q. Souto Maior.

Data da última modificação: 22/06/2020, 18:11