Destaques Destaques

Voltar

Iniciado hoje (31) semestre letivo 2021.2 da graduação da UFPE

Aulas começaram para os alunos de graduação dos seus 111 cursos, sendo 105 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início hoje (31) ao semestre letivo 2021.2 para os alunos de graduação dos seus 111 cursos, sendo 105 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância. Para os cursos presenciais, nas primeiras três semanas, as aulas seguem o formato totalmente remoto devido à atual situação da pandemia da covid-19. A partir do dia 21 de fevereiro, as aulas poderão ocorrer de forma presencial com hibridização de atividades, exclusivamente presencial ou exclusivamente remota, a depender do tipo do componente curricular e da definição de cada curso.

Para orientar os estudantes, docentes e coordenadores de curso, particularmente dos cursos presenciais, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou, em seu site – , o “FAQ – Perguntas Frequentes Sobre o Semestre 2021.2”. O documento traz informações sobre as três primeiras semanas de aulas; os três formatos de aulas possíveis após esse período; o passaporte vacinal; o acompanhamento especial para estudantes gestantes, com comorbidades ou que desenvolvam covid-19 ou outra doença infectocontagiosa; a legislação que norteia este semestre letivo; e os contatos da Prograd; entre outras informações importantes.

Segundo a pró-reitora Magna do Carmo Silva, “a UFPE é uma instituição que possui três campi e cursos das mais diversas áreas de conhecimento. Esse é o nosso desafio como instituição. Assim, a UFPE inicia o semestre 2021.2, ainda em contexto de pandemia, com o compromisso de garantir um ensino de qualidade para todas e todos os estudantes”. “Para isso, estamos acompanhando a oferta dos componentes curriculares pelos cursos e orientando quanto a todas as possibilidades no atendimento às especificidades dos cursos. Desejamos boas-vindas a todos os ingressantes e aos veteranos; esperamos que o semestre transcorra da melhor forma possível e contamos, para isso, com toda comunidade acadêmica“, completa a pró-reitora. 

DECISÃO – A mudança no formato das aulas durante as três semanas iniciais do semestre letivo 2021.2 foi definida pelo reitor da UFPE e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Alfredo Gomes, em decisão tomada ad referendum do Cepe. Foi decidido ainda, via Conselho Universitário (Consuni), que as atividades administrativas e de apoio acadêmico da UFPE serão realizadas, excepcionalmente, de forma remota até dia 20 de fevereiro; bem como pela obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para acesso às dependências da Universidade (Resolução nº 01/2022). 

A UFPE se mantém atenta ao cenário da pandemia, com monitoramento por parte do Gabinete do Reitor e do Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19 (GT Covid-19) da UFPE, o qual auxilia a Gestão da Universidade na tomada de decisões e no estabelecimento de ações no âmbito da pandemia da covid-19.

Data da última modificação: 31/01/2022, 16:55