Destaques Destaques

II Workshop de Pesquisa da UFPE sobre o enfrentamento da Covid-19 acontece de 19 a 21 deste mês

Evento reúne pesquisadores contemplados pelo Edital nº 06/2020 e pesquisadores que enviaram trabalhos para o Observatório UFPE | Covid-19

O II Workshop de Pesquisa da UFPE sobre o enfrentamento da Covid-19 será realizado, de 19 a 21 deste mês, em modo remoto, com transmissão pelo canal da UFPE no YouTube. Voltado à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, o evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação (Propg) e de Pesquisa e Inovação (Propesqi), além do Comitê Científico Extraordinário da UFPE para o Enfrentamento da Covid-19, que reúne representantes de todos os centros acadêmicos da UFPE.

O evento reunirá os pesquisadores contemplados pelo Edital nº 06/2020 da antiga Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e os pesquisadores que enviaram seus trabalhos para o Observatório UFPE | Covid-19. A programação será dividida em três módulos: Diagnóstico e Identificação do Vírus; Políticas Públicas, Economia e Sociedade; e Indústrias Criativas. Cada dia do evento será dedicado a um eixo, com apresentações e debates nos turnos da manhã, tarde e noite, com mediação de pesquisadores que compõem o Comitê Científico Extraordinário da UFPE para o Enfrentamento da Covid-19. Haverá também uma abordagem interdisciplinar, a partir de temas mais transversais.

“Será popularizada toda a pesquisa que está sendo feita na UFPE em relação à Covid-19, além de mostrar o engajamento dos nossos pesquisadores para um problema de saúde pública tão grave, que nos pegou de repente e que a Universidade mostrou claramente o seu grande potencial de servir à sociedade”, ressalta a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, professora Carol Leandro, que também preside o Comitê Científico Extraordinário da UFPE para o Enfrentamento da Covid-19. O vice-presidente do comitê é o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Pedro Carelli.

“Para a academia, [o trabalho desenvolvido pela UFPE na pandemia] demonstra o grande potencial da Universidade em integrar diferentes grupos de pesquisa em cima de uma mesma temática, que, neste caso, é a Covid-19. Por isso é tão importante congregar num evento todas essas ações, falar um pouco da história de como a Universidade se engajou nesse processo e divulgar agora para a sociedade tudo aquilo que foi investido ao longo destes sete meses”, completa Carol Leandro.

O workshop ainda marca o lançamento do Programa Institucional de Ações de Pesquisa para o Enfrentamento da Pandemia. Trata-se de um documento que vai trazer resumos bilíngues, em inglês e português, e links de trabalhos completos sobre a Covid-19. Com publicação prevista para o dia 30 deste mês, esse material vai ser disponibilizado para as diversas agências de apoio, órgãos, comunidade da UFPE e toda a sociedade. “Vai ser um documento que vai circular. Inclusive nós vamos enviar para várias instituições que fomentaram as pesquisas, de forma que torne publicizado tudo que a UFPE vem fazendo em termos de trabalho de pesquisa no enfrentamento da Covid-19”, explica Carol Leandro.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg)

propg@ufpe.br

Data da última modificação: 05/10/2020, 17:31