Destaques Destaques

Voltar

HC inaugura novas instalações da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Local possui 20 leitos e receberá, neste primeiro momento, pacientes com a Covid-19, e, posteriormente, outros pacientes de DIP

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugurou as novas instalações da Enfermaria do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), localizada no 8º andar, no início da tarde de hoje (7). O local possui 20 leitos e receberá, neste primeiro momento, pacientes com a Covid-19, e, posteriormente, outros pacientes de DIP. O HC integra a rede de assistência estadual de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento foi restrito a poucas pessoas em respeito às normas de distanciamento social.

Foto: Anderson Lima

Espaço foi inaugurado com poucas pessoas por conta da pandemia

A Enfermaria passou por serviços de requalificação e melhorias da estrutura que vão representar ganhos para a assistência aos pacientes, além de um aperfeiçoamento do ambiente de trabalho hospitalar, com a eliminação e a redução da exposição dos profissionais de saúde a agentes insalubres. “Promovemos, com o apoio da UFPE e da Ebserh, a reforma da infraestrutura física, com todas as adequações necessárias e seguindo as regras de biossegurança”, explica o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos.

Os serviços realizados contaram com a instalação de aparelhos de ar-condicionado e exaustores com filtro Hepa; deslocamento da copa e do repouso; substituição de todas as torneiras por modelos com alavanca para acionamento sem o uso das mãos; substituição de todas as portas e maçanetas e instalação de molas para adentrar os espaços sem a necessidade de contato das mãos; ampliação do número de lavatórios de mãos em toda a área; ampliação do número de pontos de oxigênio e ar comprimido; e pintura com tinta epóxi para permitir a limpeza e desinfecção das superfícies, entre outros.

Novos equipamentos, móveis e espaço reformado

“É uma enfermaria muito bem equipada, de muita qualidade, climatizada e que proporciona um grande conforto àqueles que estão em tratamento. Ainda tem a excelência dos profissionais que aqui atendem, altamente qualificados e que possuem uma abordagem humana, algo muito importante dentro de uma estrutura hospitalar. Estamos felizes de entregar esse espaço à população e ao HC, e poder, a partir daqui, planejar e reproduzir esse modelo para outros andares e outras Enfermarias do nosso hospital. Queremos agradecer a toda a equipe do HC, que esteve à frente desse processo, e vamos trabalhar para que essa referência em saúde pública seja fortalecida por meio de iniciativas como essa”, disse o reitor Alfredo Gomes.

A reforma custou R$ 469.236,11. O projeto foi elaborado pelo Setor de Infraestrutura Física do HC e pensado em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e as chefias médica e de enfermagem da DIP. “Com essa estrutura, vamos dar continuidade ao atendimento dos casos de Covid-19, que, ao longo do ano, vai continuar existindo, além das patologias que já acompanhamos, como aids, tuberculose, leishmaniose e todas as outras doenças infecto parasitárias”, esclarece o chefe do Serviço de DIP, Paulo Sérgio Ramos.

Data da última modificação: 07/07/2020, 16:25