Parceiros Parceiros

As ações e projetos do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (NUSP) são realizados mediante a parceria deste órgão suplementar com diversas instituições. Esse trabalho em conjunto permite ao NUSP estender suas iniciativas para um maior número de beneficiados. Confira, a seguir, alguns dos parceiros do Núcleo:

 

O NUSP é membro da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), sociedade científica que existe há 16 anos. A ABRASCO tem como missão apoiar indivíduos e instituições ocupados com ensino pós-graduado, pesquisa, cooperação e prestação de serviços em saúde pública e coletiva, objetivando a ampliação da qualificação profissional para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.

 

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa (CONDEPE/FIDEM) contribui com o NUSP por ser um dos órgãos executores do projeto Municípios Saudáveis. O seu objetivo é a articulação e implementação de políticas públicas locais e regionais, com foco na inclusão social e descentralização das ações do governo.

 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) atua na capacitação e formação de recursos humanos, produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública. A ENSP é parte integrante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde

 

A parceria entre o NUSP e a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) começou em 1995 com a realização do Projeto de Saúde Pública no Nordeste do Brasil. Em conjunto, as duas instituições trabalham para promover a melhoria da qualidade de vida da população mais carente de diversos municípios pernambucanos.

 

O Ministério da Saúde é parceiro do NUSP em diversos projetos voltados para o bem-estar da população pernambucana. Entre eles, o Banco de Preços em Saúde (que visa garantir acesso a medicamentos para AIDS), o Brasil Sorridente (programa de melhoria das condições de saúde bucal), o HumanizaSUS (cuja meta é tornar o SUS mais acolhedor e ágil) e o Programa Saúde da Familía (que leva o atendimento médico até as comunidades mais carentes).

 

  • Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção à Saúde (UFMS)

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participa da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde, da qual o NUSP faz parte. O Departamento de Jornalismo da instituição iniciou em setembro de 2005 a construção de um ambiente virtual para documentar e disponibilizar informações aos integrantes da Rede e à comunidade.

 

Com o intuito de acompanhar as iniciativas de municípios saudáveis que se desenvolvem no Brasil e vários países das Américas, a Organização Pan-americana de Saúde constituiu um grupo de trabalho para criar instrumentos de avaliação seguindo a lógica participativa. O NUSP é integrante desse estudo multicêntrico e responsável pela aplicação do Guia Metodológico para Avaliação Participativa em Municípios Saudáveis em Pernambuco.

 

A Pró-reitoria de Extensão da UFPE promove ações regulamentadas pela Resolução 04/97 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, que define extensão como o elo de integração das atividades universitárias com os diversos segmentos da sociedade. É parceira do projeto “Promoção de Municípios Saudáveis no Agreste de Pernambuco” e Emprego Jovem.

 

O NUSP compõe o quadro da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (UIPES), associação criada em Paris, no ano de 1951, com o objetivo de promover a saúde contribuir para a sua equidade no mundo. Trabalha em cooperação junto a instituições como OMS, UNESCO, UNICEF, entre outras.

 

Concentrando 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional, a Universidade Estadual de Campinas mantém áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo, com os quais mantém mais de uma centena de convênios de cooperação. Um deles é o estudo multicêntrico sobre avaliação participativa, que também tem como componentes algumas das instituições citadas acima.

 

Criada em 1995, a Rede Universitária das Américas em Estudos Cooperativos e de Associativismo – UNIRCOOP agrupa professores e pesquisadores de 22 universidades em 15 países. Os projetos desenvolvidos em parceria com o NUSP são: Municípios Saudáveis do Nordeste do Brasil, Projeto MEC/SESU, Avaliação Participativa de Iniciativas Saudáveis e Construção de Matriz de Indicadores em Avaliação de Promoção da Saúde.