Destaques Destaques

Voltar

TVU exibe série de reportagens sobre maternidade

As exibições começam no próximo sábado (13), véspera do Dia das Mães, e seguem durante todo o mês de maio nos intervalos dos programas da grade

A TVU, canal 11.1, vai exibir uma série de reportagens intitulada “Maternidades Plurais” neste mês de maio. Realizados por estudantes do 6° período do curso de Jornalismo da UFPE, os interprogramas vão tratar, em sete reportagens, das diversas formas e relações de maternidade na contemporaneidade. As exibições começam no próximo sábado (13), véspera do Dia das Mães, e seguem durante todo o mês de maio nos intervalos dos programas da grade.

Cada reportagem vai focar em uma natureza ou dificuldade da maternidade e como elas interferem no cotidiano de mães e filhos, além de mostrar as conjunturas sociais que permeiam essa relação. 

As temáticas trazidas serão:

- “Maternagem”, que vai abordar os cuidados de mãe (madrasta) e a distribuição de papéis sociais;
- “Mães adotivas”, abordando as nuances para lidar com a adoção e outros modelos de família;
- “Mães homoafetivas”, falando sobre o preconceito e aceitação;
- “Mães de pessoas com deficiência”, abordando a aceitação, preconceito, abandono parental e o investimento no filho;
- “Mães solo”, trazendo a dificuldade financeira, abandono parental e falta de apoio;
- “Mães trabalhadoras”, levantando o debate acerca da limitação das vagas em creches, falta de apoio e dificuldade financeira;
- “Mães universitárias”, abordando a falta de políticas públicas e invisibilidade da questão;

O produto é fruto da disciplina Introdução à Televisão, lecionada pela professora Yvanna Fechine, do Departamento de Comunicação (DCOM) da UFPE, em parceria com o projeto de extensão Maternagem, Mídia e Infância (MMI), que conta com a coordenação da professora Maria Collier, também do DCOM. Marília Félix, estudante da Universidade e integrante do MMI, apoiou a produção da série. A fase de edição e finalização dos interprogramas foi de responsabilidade dos profissionais do Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Além da exibição na TV, o produto também está disponível no canal do LIS no YouTube. 

Data da última modificação: 11/05/2023, 16:09