Destaques Destaques

Voltar

Sessão de Cinema Pernambucano apresenta “A História da Eternidade”

Longa pernambucano será exibido neste sábado (3), na TVU, com recursos de acessibilidade

O programa “Sessão de Cinema Pernambucano”, da TVU (canal 11.1), exibe neste sábado (3), a partir das 21h, o longa “A História da Eternidade”, do diretor Camilo Cavalcante. O filme também será reapresentado no dia 10 deste mês, no mesmo horário.

“A História da Eternidade” se passa em um pequeno vilarejo no Sertão e conta três experiências de amor e desejo que revolucionam a paisagem afetiva dos moradores. É protagonizado por mulheres de diferentes faixas etárias e contextos de vida, mas também com semelhanças e sentimentos que as unem. Lançado em 2014, foi o primeiro longa-metragem dirigido por Camilo Cavalcante.

“O simbolismo da eternidade é uma vida nova que chega. No meio de todo um aparente caos, de uma aridez do sentimento, uma nova vida encharca, traz esperança, esse prolongamento da continuidade. É um título que, para mim, sugere algo muito poético, metafórico, que busca também que o espectador já participe do filme desde o título. O que é eternidade para ele?”, comentou o diretor. “Para mim, interessa realmente um cinema que seja poético, que exale poesia através das imagens, dos sons”, completou.

No elenco, o trabalho traz nomes como Cláudio Jaborandy, Débora Ingrid, Irandhir Santos, Leonardo França, Marcélia Cartaxo, Maxwell Nascimento e Zezita Matos. Além de contar com produções musicais especialmente criadas por Dominguinhos.

Camilo Cavalcante é produtor, roteirista e diretor desde 1995. Realizou 14 curtas, pelos quais já recebeu mais de 120 prêmios. Dirigiu, em parceria com Cláudio Assis, o documentário “Eu vou de volta”. Também produziu e dirigiu a série de televisão “Olhar”, exibida originalmente pelo Canal Brasil.

ACESSIBILIDADE - Nesta temporada da “Sessão”, o Núcleo de TV e Rádios Universitárias tem como foco a acessibilidade. Sendo assim, todos os filmes e as entrevistas com diretores contam com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição. O projeto se tornou possível a partir da parceria entre a TVU, o Projeto Alumiar (Fundaj) e o programa de acessibilidade em Libras do curso de Letras-Libras da UFPE.

As exibições acontecem sempre aos sábados, no canal 11.1. Uma vez exibida cada obra, o sábado seguinte é de reapresentação, no mesmo horário, para aqueles que não puderam acompanhar ou desejem rever cada detalhe. É a TVU mantendo seu compromisso com a promoção da inclusão e acessibilidade a todos.

Data da última modificação: 01/12/2022, 14:29