Destaques Destaques

Voltar

Literatura, autores invisibilizados e a Flip 2022 estão no Giro Nordeste hoje (4)

Programa entrevista a professora universitária Milena Britto

Literatura e incentivo à descoberta de autores invisibilizados são alguns dos assuntos do Giro Nordeste de hoje (4), às 20h, com Milena Britto, professora universitária e curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que este ano celebra sua 20ª edição. Uma das questões mais comentadas no Giro é a homenagem da Flip à primeira romancista brasileira que em pleno século XIX chocou a sociedade com textos antiescravistas, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis. Exibido pela TVU (canal 11.1) e produzido pela TVE Bahia, o programa Giro Nordeste conta com a participação remota de comunicadores de emissoras públicas de televisão e rádio do Nordeste.

“A obra da Maria Firmina vem sendo pesquisada há muito tempo por pesquisadoras e pesquisadores de várias universidades do país. Ela vem sendo estudada, mas ainda é muito pouco acessada pelo grande público e é também muito pouco explorada enquanto matéria estética de um certo período”, explica a convidada, que é doutora em Literatura e Cultura Brasileira e docente do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Quanto à escolha de quem receberia o tributo da Flip em 2022, Milena afirma que “uma coisa que era importante pra gente, ou seja, sabíamos que teríamos a primeira homenageada negra [ou Carolina Maria de Jesus ou Maria Firmina dos Reis], porque nunca teve na Flip uma escritora negra homenageada”. Milena Britto lembra que “a Maria Firmina é domínio público, então tanto a pequena editora quanto a grande editora pode se mobilizar em torno dessas produções que estão aí, da poesia que tá dispersa, dos ensaios sobre ela, então a gente pensou que de alguma maneira era muito justo”. A curadora do evento literário mais famoso do país finaliza dizendo que “de alguma maneira a Flip é esse lugar que potencializa o alcance e aí a gente daria notícia dessa obra que é muito rica”.

Data da última modificação: 07/11/2022, 15:36