Destaques Destaques

Voltar

Espetáculo infanto-juvenil “Cidade dos Karianthos” estreia amanhã (27) no Teatro Barreto Júnior

Obra é uma transposição do livro homônimo de Valdir Oliveira, jornalista da TVU, para a linguagem teatral

Foto: Divulgação

Personagens passeiam entre as cidades de Recife e Karianthos

Estreia amanhã (27), às 16h30, no Teatro Barreto Júnior, o espetáculo infanto-juvenil “Cidade dos Karianthos”. A obra é uma transposição do livro homônimo de Valdir Oliveira, jornalista da TVU da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para a linguagem teatral. A adaptação é do próprio autor em parceria com Cláudio Lira, que assina a direção do espetáculo. A apresentação se repete no domingo (28) e nos dias 3 e 4 de setembro, sempre no mesmo horário.

Assim como o livro, a versão teatral de “Cidade dos Karianthos” foi aprovada no edital do Funcultura e conta com sete atores e atrizes no elenco: Tarcísio Vieira, Gyselle Brasiliano, Miguel Taveira, Filipe Enndrio, Gabriela Melo, Thalita Gadelha e Valdir Oliveira. Os atores representam personagens de um mundo fantástico que Kauy encontra nos livros. Ele vive no Recife, criado pela tia Atineia e pelo senhor Deodor, e vê na leitura a possibilidade de retornar às origens para desvendar os mistérios da cidade onde seus pais permanecem vivos em forma de árvores.

“Kauy parte para a grande jornada na companhia da amiga Luane, enfrentando muitos perigos e desafios. Encontram personagens como o Lâmpada, que os ajudam a desvendar os segredo que envolvem a família Karianthos, o senhor Melan, dona Bambuzeira, o rato Kiut, o senhor Lingardo, com seus boitucos enormes, entre outros seres encantadores ou assustadores. O ponto de partida é a cidade do Recife que, no universo fantástico da narrativa, interliga-se à peculiar e imaginária cidade dos Karianthos”, explica Valdir.

Os figurinos foram concebidos por Marcondes Lima, professor do Departamento de Artes da UFPE, em parceria com Álcio Costa, que também assina os adereços e objetos de cena. A trilha sonora original é de Henrique Macedo e a iluminação, de Jathylles Miranda. A produção é da Galharufas, dos realizadores Taveira Júnior e Thalita Gadelha.

Data da última modificação: 26/08/2022, 16:51