Destaques Destaques

Voltar

Economista Eduardo Moreira é o convidado do Giro Nordeste hoje (28), na TVU

Na entrevista, exibida às 20h, circulam temas como lucros exorbitantes do sistema bancário no país, relação entre dinheiro e poder, e o uso de plataformas digitais

O Giro Nordeste desta semana recebe o economista e empresário carioca Eduardo Moreira em sua bancada virtual. Ex-banqueiro e um dos fundadores do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), Moreira esmiuça, durante o programa, assuntos variados como os ganhos financeiros do setor bancário brasileiro, plataformas YouTube e Twitter, Petrobras e o funcionamento de empresas de criptomoedas. Veiculado pela TVU (canal 11.1) às sextas-feiras, no horário das 20h, o programa também é reapresentado às segundas-feiras, às 21h.

Autor dos livros “O que os donos do poder não querem que você saiba” e “Encantadores de vidas”, Moreira comenta o resultado financeiro dos bancos brasileiros no ano passado, em que apenas três bancos privados lucraram mais de R$ 60 bilhões. “Os setores e as empresas que mais têm prosperado são os de super luxo [como o grupo de artigos de luxo europeu LVMH] e o financeiro, que não produz nada. Alguma coisa tem que tá errada porque não tem como isso resultar num mundo que a gente deveria desejar”, afirma ele.

Na conversa, ao ser indagado sobre a relação entre dinheiro e poder no Brasil, o economista é categórico: “A gente imagina que as pessoas estejam buscando cada vez mais dinheiro, que a luta seja por dinheiro. E não é. A luta é por poder. O dinheiro é um instrumento, é um meio para o poder”.

Já sobre plataformas digitais, o empresário e escritor é crítico quanto às mídias YouTube, Twitter, Facebook e similares. “A gente vive um problema seríssimo e que é impressionante como as pessoas parecem não compreender. A gente tá migrando pra um mundo onde as empresas que dominam nossos elos de comunicação e negociação são monopólios privados, e as pessoas não têm noção do que isso significa”. 

Eduardo relembra quando sua empresa de cursos on-line ficou uma semana fora do ar no YouTube, no ano passado, em função de ataques hacker. Para o economista, “o truque dessas empresas [YouTube, Facebook etc.], que são monopólios, é fazer você ficar dependente e depois fazer o que quer com você e com a sua empresa”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia com a colaboração de emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 02/05/2023, 11:30